ECO TUR NORDESTE:
Marketplace de experiências turísticas
Negócios de Impacto Socioambiental; Turismo Comunitário; Turismo de Experiência
O turismo é um segmento no Brasil que centraliza suas ofertas no lazer, como sol e mar, principalmente quando se trata da Região Nordeste do país. A Ecotur que desde 2016 vem atuando no sentido oposto dessa oferta turística mais massificada tem revelado os potenciais de diversos destinos do Nordeste, mediante experiências turísticas que fogem dos produtos convencionais das agências desse setor. O Rio Grande do Norte acaba sendo o grande foco da Ecotur, não só por ser de onde a empresa se situa, mas por todas as características existentes, que consequentemente se externam num cenário de grandes déficits, como a alta informalidade dos operadores turísticos e pulverização da oferta, isso faz com a Ecotur desenvolva tecnologias e inovações para amenizar essas problemáticas. A partir disso, este projeto tem o objetivo de desenvolver um marketplace de experiências turísticas com impacto social no Nordeste, visando comercializar destinos pouco convencionais, utilizando o E-commerce para facilitar o processo de aquisição e compra. Como a metodologia deste trabalho e pela Ecotur encontrar-se em desenvolvimentos de seu MVP e na contínua implementação de suas inovações, a etapa do seu ciclo de vida como uma startup é vista pela tração mercadológica, que buscam validar do negócio, por de ferramentas de gestão e estratégias, como a criação de soluções pelo Design Thinking e a aplicação do Modelo C do Canvas. Todo esse intuído demonstra-se em uma plena construção e por esta razão se espera como expectativa de resultados desenvolver suas propostas para que consiga, até a finalização desse projeto, concretizar seu marketplace e impactar positivamente na realidade dos turistas em se vivencia atualmente.