Sistema de informação gerencial frugal para bares e restaurantes - inserção mercadológica da startup General System Integrated - GSI
Inovação Frugal; Negócios de Impacto Social; ERP; Automação Comercial.
Com o advento da IV Revolução Industrial, intensificam-se os desafios de como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o papel das pessoas na sociedade. Nessa direção, o ritmo exponencialmente acelerado do paradigma tecnoeconômico 4.0 demanda respostas ágeis para a apropriação da Transformação Digital. No campo da redução de custos e do aumento da produtividade das organizações, a questão gravita nos Sistemas de Informações - SI. O Enterprise Resource Planning - ERP, traduzido para o português como Planejamento de Recursos Empresariais, é um SI que favorece a análise de dados e de processos de uma organização em um único sistema, a partir da integração das atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas relata que nas últimas três décadas, as micro e pequenas empresas vêm desempenhando um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira. Em 2020, pequenos negócios representaram 30% do Produto Interno Bruto do país. É dentro da janela de oportunidade da Transformação Digital que está o esforço da pesquisa científico-empreendedor do presente trabalho. A implementação e tração mercadológica da startup General System Integrated - GSI é o objetivo-cerne da referida pesquisa. De natureza aplicada, a estrutura metodológica contou com a modelagem de negócio da empresa, bem como com o desenvolvimento frugal de ERP para bares e restaurantes, o General System 2 - GS-2. A solução tecnológica conta com funcionalidades essenciais e amigáveis para o segmento comercial. Adicionalmente, o GS-2 prevê o atendimento das constantes atualizações legais da Receita Federal, voltadas aos requisitos funcionais da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e. A validação tecnológica da invenção foi feita em um estabelecimento da cidade de Natal-RN. O produto enxuto, de baixo custo, voltado para pequenos negócios, configurou-se estratégia de inserção da GSI no mercado. O principal resultado deste trabalho é a crescente difusão da marca GSI, derivada da satisfação dos clientes com a inovação GS-2.