Banca de DEFESA: JULIO MARIANO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : JULIO MARIANO DE OLIVEIRA NETO
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Sala de videoconferência do Google: meet.google.com/nfv-fwtx-vww

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO DE CODESIGN PARA CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Codesign, Kit de ferramentas, Educação

Evoluções tecnológicas geram um contínuo de novas demandas para a escola, seus alunos e professores. Uma dessas demandas é o domínio da língua inglesa que oferece benefícios a sociedade e ao indivíduo em termos de empregabilidade e avanço de carreira. Entretanto, o nível de proficiência no Brasil é baixo segundo o English Proficiency Index (EPI) e para elevar esse quadro atual é necessário inovar nos serviços até então oferecidos. O uso do Codesign é uma alternativa viável de busca da inovação nesse setor. Trata-se de uma forma de criação em que usuários e designers colaboram para gerar ideias e testá-las de maneira colaborativa. Esse processo de criação adota a percepção do usuário final como um parceiro com papel ativo na criação da tecnologia que irá usar no futuro. O objetivo da presente pesquisa foi aplicar o Codesign na geração de serviços para educação de idiomas a partir da estruturação e validação de um kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas experiências de ensino de idiomas. Para desenvolver o kit, foi realizado inicialmente um levantamento de atividades presentes em kits de tradição americana. Elas foram analisadas e reimaginadas para se adequar aos requerimentos do Codesign em termos de participação ativa do usuário final e depois validada em um teste em escola de idiomas independente. O novo kit foi capaz de oferecer aos participantes sem experiência prévia com Codesign um processo inovador que permitiu que gerassem e avaliassem ideias de maneira eficiente e ao final tivesse uma delas testada e validada. O kit consiste em um manual com instruções para o facilitador, acompanhado de slide deck e handouts para os participantes. As oficinas serão oferecidas como serviço e um modelo de negócio Canvas foi elaborado levando em consideração a estratégia de manter a estrutura de custos ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping.

Presidente - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interna - 3242299 - HERCULANA TORRES DOS SANTOS