Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO SOARES DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ITALO SOARES DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 07/05/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Richard Feynman - inPACTA
TÍTULO:

Apisoft - Sistema de informação para controle de boas práticas, rastreabilidade na cadeia apícola e auxílio no aumento de produtividade do apiário



PALAVRAS-CHAVES:

Apicultura, mel, software, apicultor, sistema de rastreabilidade, cadeia apícola, apiário, produtividade, boas práticas apícolas.



PÁGINAS: 36
RESUMO:

A apicultura é uma atividade agropecuária importante no Brasil, representa o trabalho de muitas famílias de pequenos e médios produtores rurais, gerando renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e permanência do homem no meio rural.

A quantidade de mel produzida nos últimos quinze anos no Brasil aumentou em mais de 50%. A produção nacional já passou de 45 mil toneladas por ano, mas mesmo assim o Brasil ainda é o 8o maior produtor de mel do mundo. No Brasil, de todo mel produzido, em média, a metade é exportada.

Com o objetivo de assegurar a qualidade do mel, o mercado externo cada vez mais cria normas e regulamentos que exigem garantias no comércio de alimentos entre os países.

Nesse sentido, existe a necessidade do setor produtivo apícola brasileiro se adequar para atender as exigências impostas pelo mercado, como estabelecer, descrever e registrar os procedimentos realizados na produção e beneficiamento do mel.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema de informação chamado APISOFT, onde são propostas funcionalidades aderentes às normas exigidas para exportação do mel, auxílio da gestão no acompanhamento da implantação de boas práticas apícolas (BPA) no Brasil, registro de rastreabilidade do mel durante toda a cadeia apícola e ferramentas para direcionar o apicultor a aumentar a produtividade do apiário


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Interno - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Externo ao Programa - 1568600 - SEVERINO PAULO GOMES NETO
Notícia cadastrada em: 29/04/2019 16:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao