Banca de DEFESA: RAFAEL PERON CASTRO

DISCENTE : RAFAEL PERON CASTRO
DATA : 25/08/2017
LOCAL: Natal

Desenvolvimento de biopodutos inovadores derivados da moringa

(Moringa oleifera Lamarck).

Suplemento Alimentar, Óleo Vegetal, Biodiesel, Biocida.

O presente trabalho procurou desenvolver um Modelo de Negócios “Canvas” utilizando os fundamentos de inovação tecnológica e empreendedorismo das disciplinas ministradas no âmbito do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação – MPI/UFRN. Tais conceitos foram aplicados em sistemas de produção agrícola com a cultura da Moringa oleifera, realizados em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Houve o reflorestamento de áreas degradadas, que passaram a ser destinadas à produção de alimentos derivados das folhas de moringa, além do óleo vegetal e bioprodutos que foram obtidos a partir do processamento de suas sementes, no intuito de diversificar as fontes de renda. Foram elaborados produtos de potencial inovador com estes derivados da planta. Os modelos propostos podem ser replicados em outras regiões, podendo atender aos três pilares da sustentabilidade: viabilidade econômica, responsabilidade social e conformidade ambiental. A agricultura orgânica é uma atividade que concerne a estes parâmetros e, para tal, depende da produção de insumos agrícolas na forma de compostos orgânicos de origem animal e vegetal. Esta prática, quando certificada por instituições autorizadas, valoriza o produto em relação àqueles provenientes da agricultura convencional. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram desenvolvidas duas ações de extensão junto a pesquisadores da UFRN, trabalhos de consultoria agrícola e um "Estágio Gestor" na propriedade rural da empresa Hortaviva, localizada na Zona Rural de Nísia Floresta e certificada por auditoria pelo Instituto Biodinâmico – IBD. Durante o projeto realizado no estágio gestor, a propriedade expandiu sua área cultivada para que fosse introduzida a cultura da moringa em consórcio com hortaliças e leguminosas, em diferentes modalidades de plantio. As folhas desidratadas foram comercializadas nas formas de farinha, chá e cápsulas. A produção de sementes oleaginosas deu origem a um óleo vegetal utilizado na fabricação de biodiesel em escala laboratorial, e ao coproduto “torta de moringa”, a partir do qual foi criado um agente purificador de águas (biocida), denominado Biolarv – Larvicida Natural, cuja marca foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI pelo Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UFRN. O produto, de origem vegetal, foi desenvolvido para atuar no extermínio de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue Zika e Chikungunya.

Presidente - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Interno - 1753123 - CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU