Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO CÉSAR DINIZ AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUGO CÉSAR DINIZ AZEVEDO
DATA : 12/07/2017
HORA: 09:30
LOCAL: inPACTA
TÍTULO:

CLP IoTa


PALAVRAS-CHAVES:

Controlador lógico programável, indústria 4.0, eficiência


PÁGINAS: 18
RESUMO:

O Brasil enfrenta, atualmente, uma queda contínua de vendas em seu setor industrial. Como os custos de produção não acompanham a redução do faturamento, este evento faz com que o custo unitário de produção aumente, sendo este um reflexo da baixa produtividade e competitividade dessas indústrias.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados em novembro de 2016, a participação da indústria brasileira nas exportações mundiais de manufaturados saltou de 0, 69% em 2013 para 0, 59% em 2014, representando uma queda de 14, 5%. “A baixa capacidade de o Brasil competir com os demais parceiros comerciais reduz a produção e o emprego, desestimula os investimentos e compromete o crescimento da economia”, ressalta a Instituição.

Paralelamente verifica-se um crescimento significativo das aplicações do conceito da “Indústria 4.0”, no Brasil e em vários outros países, como forma de aumentar e eficiência e competitividade de suas fábricas. Segundo a CNI, em sua publicação “Desafios para Indústria 4.0 no Brasil”, estima-se que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas, nos diversos setores da economia, causará um impacto no PIB brasileiro da ordem de US$ 39 bilhões até 2030. Além disso, o documento estima que, até 2025, os processos relacionados à “Indústria 4.0” poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos em até 40%, reduzir o consumo de energia em até 20% e aumentar a eficiência do trabalho em até 25%.

Diante deste cenário de indústria 4.0, a Potymak tem desenvolvido o CLP IoTa, para buscar soluções que atendam ao problema enfrentado pelas empresas no país e no mundo, contextualizado nesta revolução industrial, na busca de produto com características relacionadas à digitalização e à conectividade. Este produto deve ser capaz de se comunicar de forma sem fio com qualquer dispositivo e agrega as funcionalidades de um CLP convencional, atendendo as demandas dos processos fabris e facilitando a integração das máquinas e o acesso de informação com foco no aumento da eficiência, consequentemente, o aumento da competitividade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6350797 - EDGARD DE FARIA CORREA
Interno - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Presidente - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Notícia cadastrada em: 22/06/2017 16:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao