Banca de DEFESA: ANA LETICIA FILGUEIRAS TELES

DISCENTE : ANA LETICIA FILGUEIRAS TELES
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Pesquisa em Educação Maker com o uso de Plataforma de prototipagem eletrônica sob a ótica discente

Educação; Aprendizagem Maker; Prototipagem; Arduino.

O presente trabalho procura relacionar a aprendizagem Maker e as ferramentas de prototipagem rápidas de maneira à última seja agregada ao ensino e ao desenvolvimento de estudantes. Nele, inicialmente, se buscou explanar as teorias educacionais relacionadas a abordagem de aprendizagem Maker, através da sua história e sua composição. Além disso, foi apresentado as principais ferramentas de prototipagem rápida, do tipo placa eletrônica, pois este tipo permite a utilização dos conceitos da educação ativa, teoria e prática aplicadas em problemáticas da vida cotidiana. Contudo, o estudo tem seu cerne em analisar o desenvolvimento dos estudantes que buscam esse conhecimento e entender o ponto de vista do discente em relação ao tema e a aprendizagem Maker, com o intuito de fornecer arcabouço de dados para fomentar mais formações direcionadas para essas plata- formas. Para tanto, uma metodologia foi proposta, utilizando a plataforma Arduino como propulsora da disseminação dos conceitos de prototipagem, através de cursos de extensão disponibilizados a comunidade. A plataforma foi escolhida devido a sua característica de fácil uso e acesso. Para analise do ponto de vista dos estudantes acerca da abordagem, foi proposto uma pesquisa qualitativa, através de um formulário, que permitiu a coleta de dados e, concomitantemente, com a análise das observações da pesquisadora durante a realização dos cursos.

Presidente - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1170845 - BRUNO MARQUES FERREIRA DA SILVA