Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica tem por objetivo principal capacitar, inicialmente em nível de Mestrado, graduados em Engenharia Mecatrônica, bem como em áreas afins, tais como Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras, para atuar em pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, na área de Engenharia Mecatrônica. O mestre em engenharia mecatrônica será capaz de atuar em todo o processo da concepção de sistemas mecatrônicos, desde o seu projeto até a sua implementação, tanto nos processos de engenharia virtual dos sistemas mecânicos de precisão, nos sistemas eletrônicos embarcados em todos os seus níveis de arquitetura de hardware e software, assim como no processamento inteligente da informação, envolvendo técnicas de automação e controle de sistemas dinâmicos, processamento de sinais e imagens, entre outras.

A formação proposta envolve uma sólida base teórica, fornecida principalmente pelas disciplinas obrigatórias, que capacitam o aluno à produção de conhecimento e à pesquisa básica e aplicada na área temática proposta, assim como o habilitam à continuidade de formação em nível de Doutorado. Disciplinas complementares específicas aprofundam esta formação em conteúdos ligados ao tema de dissertação abordado. Durante a formação, o mestrando poderá adquirir competências em modelagem mecânica, engenharia virtual, automação e controle de sistemas dinâmicos, sistemas embarcados, robótica, sistemas inteligentes, processamento de sinais e imagens, entre outras.

Busca-se, assim, formar um profissional capaz de atuar em Engenharia Mecatrônica, desde a pesquisa básica, até o desenvolvimento de sistemas mecatrônicos que possam resultar em produtos que que incorporem alta tecnologia e de alto valor agregado. Desta forma, o Programa tem por objetivo formar Mestres capazes de, como conseqüência da sua formação acadêmica sólida, aplicar os conhecimentos adquiridos na concepção e desenvolvimento de produtos mecatrônicos que eventualmente possam resultar na incubação de empresas na UFRN. Isto se alinha com os objetivos da UFRN de fomentar a implantação de um polo de empresas de base tecnológica no Rio Grande do Norte. Com isto, espera-se contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, formando profissionais para atuar seja como empreendedores, capazes de incubar startups, seja para atender à demanda do setor industrial por profissionais altamente qualificados na área de Engenharia Mecatrônica.


Contato da Coordenação:

• E-mail: pem@ct.ufrn.br


Contatos da secretaria Integrada das Pós-graduações do Centro de Tecnologia: 

• E-mail: sipg@ct.ufrn.br

Telefones: 

• (84) 3342-2265 / Ramal 615 (aparelho VoiP)

• (84) 99474-6685

• (84) 99193-6096 (utilizado exclusivamente pela gestão do setor)



Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao