Orientações aos alunos regulares ingressantes ao curso de Mestrado em Engenharia Mecatrônica

Orientações aos alunos regulares ingressantes ao curso de Mestrado em Engenharia Mecatrônica:

 

Duração do curso:

 

O aluno regular de mestrado deve completar o seu curso em 24 meses (quatro semestres).

 

Tipicamente, nos dois primeiros semestres o aluno cursa disciplinas, no terceiro semestre prepara a sua qualificação de mestrado, que deve ser defendido, no máximo, até o final do semestre letivo. No quarto semestre, o aluno continua a sua pesquisa, desenvolvendo a sua dissertação de mestrado, que deve ser defendida perante uma banca no prazo máximo de 24 meses após o seu ingresso.

 

Orientador acadêmico:

 

O andamento do aluno ao longo do curso deve ser acompanhado por um orientador acadêmico. Desta forma, é altamente recomendado que o discente converse com os professores do quadro permanente do programa para definir o seu orientador o mais cedo possível.

 

O orientador é responsável por definir, junto com o aluno, as disciplinas mais adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho de dissertação; orientar a sua pesquisa no tema escolhido em comum acordo entre ambos, orientar o aluno na redação de artigos científicos, do documento para o exame de qualificação e do documento da dissertação; além de outras orientações acadêmicas que forem necessária ao bom andamento do seu curso.

 

Disciplinas:

 

Tipicamente, no primeiro e segundo semestre o aluno cursa disciplinas. É obrigatório cumprir uma carga horária mínima de 360 horas. Assim, normalmente, o aluno cursa 180 horas no primeiro semestre e mais 180 horas no segundo semestre.

 

De acordo com o projeto pedagógico vigente, dentro da carga horária obrigatória de 360 horas em disciplinas, todo aluno deve cursar as três disciplinas básicas da grade curricular (que correspondem a uma carga horária de 180 horas ao todo), sendo as outras 180 horas dedicadas a disciplinas escolhidas livremente pelo aluno, em concordância com o seu orientador.

 

Atualmente, as disciplinas básicas obrigatórias são:

 

EGM0001 - SISTEMAS DINÂMICOS E SERVOMECANISMOS - 60h

Obrigatória

EGM0002 - SISTEMAS LINEARES - 60h

Obrigatória

EGM0003 - ANÁLISE DE SISTEMAS PROBABILÍSTICOS - 60h

Obrigatória

 

É importante observar que a oferta destas disciplinas básicas obrigatórias pode não ocorrer todo semestre. Tipicamente são oferecidas semestre sim, semestre não. Então, é extremamente prudente que, se alguma for ofertada em algum dos dois semestres em que o aluno está dedicado a cursar disciplinas, o aluno não deixe de se matricular nas mesmas, pois, em contrário, poderá atrasar o andamento do seu curso, correndo o risco de vir a ser desligado por exceder o tempo máximo de conclusão.

 

Outras atividades obrigatórias:

 

Além da carga horária em disciplinas, todo aluno regular deve ter aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira. Caso o aluno não tenha sido aprovado em este exame, não poderá realizar o seu Exame de Qualificação de Mestrado.

 

Desta forma, é altamente aconselhável que o aluno procure realizar este exame o mais cedo possível.

 

A COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) realiza periodicamente exames de proficiência em língua estrangeira. Resultados de exames realizados em outras instituições públicas de educação superior também são aceitos.

 

Atividades obrigatórias adicionais para alunos bolsistas do programa:

 

O aluno bolsista do programa também deve, antes do seu exame de qualificação de mestrado, cursar a disciplina de Iniciação à Docência no Ensino Superior e fazer estágio docente em alguma turma de graduação da UFRN, escolhida em comum acordo com o seu orientador e com a concordância do professor da disciplina.

 

Todo semestre, o Centro de Tecnologia coordena o oferecimento de uma turma da disciplina de Iniciação à Docência no Ensino Superior para os discentes dos programas de pós-graduação do Centro. Outros centros acadêmicos da UFRN também oferecem turmas desta disciplina, de modo que o aluno pode alternativamente matricular-se em alguma dessas turmas, mas geralmente é mais difícil conseguir vagas.

 

Obrigatoriedade de matrícula a cada semestre:

 

Independente de cursar disciplinas ou não, em todos os quatro semestres, o aluno deve obrigatoriamente realizar procedimento de matrícula, durante o período definido para tal no calendário acadêmico do programa.

 

Assim, após ter concluído a carga horária em disciplinas, no terceiro semestre, o aluno deve se matricular em Exame de Qualificação de Mestrado e, no quarto semestre, em Dissertação de mestrado.

 

O aluno que deixar de fazer a sua matrícula em algum semestre ficará sem vínculo com programa e será considerado desistente, sendo desligado do curso.

 

Exame de Qualificação de Mestrado:

 

Tipicamente no início do terceiro semestre, o aluno se matricula em Exame de Qualificação de Mestrado. Durante este semestre espera-se que o aluno execute as etapas iniciais do seu trabalho de dissertação. Este trabalho preliminar envolve geralmente uma pesquisa bibliográfica profunda sobre o estado da arte no tema escolhido para a sua dissertação, desenvolvimento inicial do tema e produção eventual de resultados preliminares.

 

O aluno deve preparar um relatório deste trabalho, o qual deverá ser defendido perante uma banca até, no máximo, o final deste semestre letivo.

 

Dissertação de Mestrado:

 

Durante o seu quarto semestre no curso, o aluno dá continuidade ao seu trabalho de dissertação, o qual deve resultar em alguma contribuição científica original dentro da área temática escolhida. Nesta etapa, tipicamente, o aluno dá continuidade ao levantamento bibliográfico de publicações na área temática da sua dissertação, aprofunda suas pesquisas, implementa testes experimentais e produz resultados mais robustos que venham a ser necessários para a validação da sua proposta, redige e submete artigos científicos a congresso e/ou revistas da área da Engenharia Mecatrônica e prepara um documento final, a ser defendido perante uma banca de pesquisadores doutores, sendo pelo menos um destes oriundo de outra instituição.

 

Após a defesa de dissertação:

 

Tendo sido aprovado pela banca, o aluno deve seguir os procedimentos burocráticos para obtenção do diploma. Alguns pontos importantes:

 

Para dar início ao processo de emissão de diploma, o aluno deve produzir um documento de dissertação final, atendendo as correções eventualmente sugeridas pela banca. O aluno precisará também de estar quite com a Biblioteca Central e deverá solicitar à biblioteca a emissão de uma ficha catalográfica a ser incluída no documento final do seu documento de dissertação.

 

Todo o processo de homologação (10 passos) é executado via SIGAA e o aluno receberá certificado de conclusão ou o diploma final somente após concluídas todas as etapas. A coordenação do programa não tem autoridade para emitir certificado de conclusão ou diploma, que é atribuição exclusiva da Pró-reitoria de Pós-Graduação, responsável pela sua emissão apenas após concluídos os dez passos para a homologação. As secretarias dos Programas/cursos podem emitir declarações que estão disponíveis no SIGAA. No caso de conclusão de cursos, os alunos após a defesa tem direito a declaração emitida pelo SIGAA e cópia da ata da defesa.

 

 

 

Notícia cadastrada em: 11/09/2020 12:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao