Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL HENRIQUE SANTANA DA SILVA

DISCENTE : GABRIEL HENRIQUE SANTANA DA SILVA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas
ENSINO ACESSÍVEL DA MORFOLOGIA HUMANA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Acessibilidade, Ensino Inclusivo, Morfologia Humana, Deficiência Visual, Revisão.

A anatomia, a embriologia e a histologia, são áreas de conhecimentos atreladas as Ciências Morfológicas, de suma importância para a formação de profissionais das áreas da saúde e biológicas. O espaço universitário deve mitigar as problemáticas para gerar equidade e garantir o ensino a todos os discentes. Porém, ainda é observado que as pessoas com deficiências visuais encontram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, visto que essa área é estreitamente ligada à estímulos visuais, como imagens, atlas, modelos sintéticos, peças de órgãos humanos e animais formolizados, e outros. É fundamental o uso de ferramentas sensoriais e tecnológicas que auxiliem na prática docente e que ofereça aplicabilidade para o aluno, gerando compreensão, clareza e autonomia para a sua formação profissional. Este estudo aborda uma revisão de escopo com o objetivo de mapear as ações de inclusão e identificar as ferramentas de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino da morfologia humana para os alunos com deficiência visual. A estratégia de busca foi realizada através de combinações de palavras e truncamentos apropriados para cada base de dados eletrônica: EMBASE, ERIC -Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed/Medline, Scopus e Web of Science. A pesquisa eletrônica do banco de dados foi complementada por meio da busca manual de literatura cinzenta nas fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, ProQuest Teses e Dissertações. Foram incluídos estudos no âmbito do ensino da morfologia humana, restringindo-se a Anatomia, a Embriologia e a Histologia, com o uso de metodologias de inclusão de discentes com deficiência visual nos diversos componentes curriculares, cada qual com suas especificidades. Foram identificados um total de 11 artigos, sendo que 09 estudos contemplaram a anatomia, 4 aplicados na histologia e nenhum estudo direcionado para a embriologia.

Presidente - 4507066 - CHRISTINA DA SILVA CAMILLO
Externa ao Programa - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA - nullExterna ao Programa - 3291543 - RENATA SWANY SOARES DO NASCIMENTO - null
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 16:53