Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA MARIA MORAIS FERNANDES COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA MARIA MORAIS FERNANDES COELHO
DATA : 22/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 02 - DCA
TÍTULO:

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA APLICADA A USINA SOLAR FOTOVOLTAICA DA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de ciclo de vida, Energias Renováveis, Usinas Solares Fotovoltaicas, Cálculo de ACV, Créditos de Carbono


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Neste trabalho, faz-se um estudo do estado da arte quanto à análise do ciclo de vida no campo das energias renováveis, recaindo num estudo de caso em que propõe-se uma forma de calcular a contribuição e termos de créditos de CO2, dada por uma usina solar fotovoltaica instalada no campus central da UFRN. A técnica adotada se propõe a permanecer disponível para a Superintendência de Infraestrutura da Universidade, como forma de avaliar futuras instalações e de dusbidiar as justificativas de financiamento na captação de recursos para essas futuras instalações.

A importância da realização de estudos baseados no ciclo de vida de determinados processos é a possibilidade de criação de inventários com dados e indicadores que irão ser utilizados como base para o desenvolvimento de novas pesquisas de sustentabilidade. Além disso, a existência de um inventário serve também de subsídio para ampliar a existência de políticas públicas que incentivem o avanço sustentável.

A contribuição da UFRN para o desenvolvimento sustentável é um assunto muito importante, visto que essa instituição participa de forma ativa no desenvolvimento da sociedade em geral, formando e qualificando profissionais que serão os responsáveis por ditar os rumos da sociedade, além de promoverem a capacidade de formação de opiniões  e de pensamentos críticos voltados para o desenvolvimento sustentável (GAZZONI, 2017).

Os projetos desenvolvidos por instituições públicas com a utilização de energias renováveis contribuem de forma significativa para a mitigação de gases de efeito estufa, além de proporcionarem a diversificação da matriz energética e fornecerem uma maior segurança energética para o país. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347427 - RICARDO FERREIRA PINHEIRO
Interno - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo à Instituição - NEILTON FIDELIS DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 18:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao