Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE PEREIRA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE PEREIRA DE MEDEIROS
DATA : 22/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

" Desenvolvimento de software destinado à projeção de filtros passivos para mitigação de harmônicos no sistema elétrico"


PALAVRAS-CHAVES:

Harmônicos, script, Scilab®, filtros passivos, mitigar


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Sabe-se que há uma necessidade cada vez maior em manter a operação satisfatória dos equipamentos, processos, instalações e sistemas elétricos considerando a forma de onda de um sinal elétrico de tensão ou de corrente dentro de um certo padrão estabelecido em normas. Para garantir isso, nota-se a importância da Qualidade de Energia, tendo em vista sua ampla abrangência no que se refere à variedade de fenômenos eletromagnéticos, os quais podem levar a um desvio na forma de onda de tais sinais elétricos.

   Com a popularização dos equipamentos que fazem uso da eletrônica, inúmeros problemas de Qualidade de energia começaram a surgir nas instalações; por exemplo: disparos intempestivos de disjuntores, sobreaquecimento de transformadores e motores, corrente excessiva nos condutores neutros, explosões de capacitores, entre outros. Esses problemas, em sua maioria, possuem como causa a presença de harmônicos decorrentes do novo perfil da carga de natureza não-linear, o qual leva à distorção da forma de onda da corrente e da tensão em estado permanente.

   Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de tecnologias a fim de otimizar o desempenho e a produtividade de equipamentos de nível industrial e doméstico ou, até mesmo, a criação de ferramentas e softwares que possibilitem uma possível solução para a problemática de forma assertiva.

        Dentre os problemas abordados em norma, permite-se destacar os harmônicos, tendo em vista que serão objeto de estudo deste trabalho.

Sendo assim, a finalidade deste trabalho é desenvolver um script no software Scilab® a fim de realizar o projeto de filtros passivos, inicialmente, para mitigar os harmônicos através de um filtro passivo série e paralelo, de ordens 3 e 5, a partir de um sistema da UFRN (com valores de harmônicos, tensão e impedância realistas, em especial, os harmônicos, que foram coletados para um trabalho anterior por um analisador de energia da YOKOGAWA® - fornecido  pela UFRN). Além disso, será também realizada a validação do desempenho dos filtros projetados através de simulações no programa PSIM® e, posteriormente, tornar o script genérico para realizar a mitigação de qualquer harmônico presente em um sistema elétrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Notícia cadastrada em: 12/01/2021 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao