Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILSON COSTA MUNIZ FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GENILSON COSTA MUNIZ FILHO
DATA : 23/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula virtual - Google Meet
TÍTULO:

Proposta de Estudo de Geração Fotovoltaica Utilizando Módulos Bifaciais.


PALAVRAS-CHAVES:

Geração solar fotovoltaica, Módulos bifaciais, Perdas de potência.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A sociedade atual necessita do acesso constante e ininterrupto à energia elétrica, haja vista que, a maior parte dos bens e insumos disponíveis atualmente dependem da energia elétrica para seu funcionamento ou beneficiamento. Diante dessa necessidade, faz-se necessário que ocorra uma diversificação das fontes energéticas disponíveis, principalmente as fontes consideradas renováveis, além de um maior nível de descentralização das fontes geradoras.

Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia - MME , realiza, desde 2014 leilões de energia nova para a matriz fotovoltaica, através da Empresa de Pesquisa Energética - EPE , para a entrada em operação de usinas fotovoltaicas a partir de quatro anos após o projeto ter sido vencedor nestes leilões de energia, com vigência de contrato de geração de vinte anos. Assim, fica evidente a necessidade da pesquisa e desenvolvimento de projetos de geração fotovoltaica.

Assim, a tecnologia que vem ganhando espaço no mercado atual são os módulos bifaciais, ou seja, módulos que apresentam potencial de gerar mais energia, pois conseguem absorver irradiação em ambos os lados de sua superfície. A previsão é que estes módulos atinjam 40% do seu mercado em 2028 . Mesmo assim, mais estudos tornam-se necessários para aumentar a penetração dessa tecnologia no mercado.

A finalidade deste trabalho é realizar uma estimativa de geração de um sistema fotovoltaico de grande porte, considerando as premissas de produção preconizadas pela EPE, para habilitação técnica da central geradora, de acordo com a Certificação de Produção Anual de Energia. Essa usina fictícia será instalada na região do Seridó potiguar utilizando a tecnologia dos módulos bifaciais. Com isso, este trabalho será dividido em duas etapas de desenvolvimento. A primeira etapa será a discussão e o estudo da geração utilizando a tecnologia dos módulos bifaciais em usina fotovoltaica - UFV de grande porte. Para a segunda etapa, de posse da geração fotovoltaica, desenvolver uma metodologia inovadora de cálculo capaz de estimar as perdas de potência desta usina até o seu ponto de conexão.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 1168362 - THIAGO DE OLIVEIRA ALVES ROCHA
Notícia cadastrada em: 17/12/2020 17:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao