Banca de DEFESA: LUIS EDUARDO CARNEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS EDUARDO CARNEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 12/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

MÉTODO PARA CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE PERDAS EM SISTEMAS DE MÉDIA E BAIXA TENSÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Perdas elétricas, perdas técnicas, distribuidoras de energia elétrica, redes de média e baixa tensão.

 

PÁGINAS: 100
RESUMO:
O tema de perdas elétricas tem sido bastante discutido nos últimos anos entre as distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Essas perdas correspondem à diferença entre o montante de energia elétrica injetada na rede da distribuidora, e o montante de energia faturada. Parte dessas perdas são as consideradas perdas técnicas, que consistem principalmente na dissipação de energia nos diversos componentes do sistema elétrico, e a outra parte são as consideradas perdas não técnicas, causadas principalmente pelas irregularidades realizadas para registro fraudulento do consumo de energia (considerado crime de furto pelo Código Penal) e por falhas de faturamento. Hoje as concessionárias possuem planos muito robustos para o combate de perdas não técnicas, pois possuem ações de fácil execução e com custos relativamente baixos. Já as ações para redução das perdas técnicas, por necessitarem de um maior investimento e intervenção na rede, têm prioridade menor para as concessionárias de distribuição de energia elétrica. Este trabalho tem foco nas perdas técnicas, visando à implementação de ações mais rápidas para a redução das perdas técnicas nos segmentos de média e baixa tensão de um sistema elétrico de potência. Inicialmente é realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais tópicos relacionados às perdas de energia elétrica. Em seguida, o trabalho parte para uma quantificação de perdas técnicas em vários segmentos do nosso sistema de distribuição de energia, seguindo o que consta no Módulo 07 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST). Por último, são propostas ações que provocam a redução das perdas quantificadas no presente trabalho. Além disso, é estimado o impacto positivo em energia e receita, com a redução das perdas técnicas, comprovando a viabilidade dessas ações.  

O tema de perdas elétricas tem sido bastante discutido nos últimos anos entre as distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Essas perdas correspondem à diferença entre o montante de energia elétrica injetada na rede da distribuidora, e o montante de energia faturada. As perdas em sistemas de potência podem ser divididas em duas parcelas: uma delas é a técnica, que consiste principalmente na dissipação de energia nos diversos componentes do sistema elétrico, e a outra a não técnicas, causadas principalmente as irregularidades realizadas para registro a menor do consumo de energia. Hoje as concessionárias possuem planos bastante robustos para o combate de perdas não técnicas, pois possuem ações de fácil execução e com custos relativamente baixos. Enquanto isso, as ações para redução das perdas técnicas, por necessitarem de um maior investimento e intervenção na rede, acabam por não ser prioridade nas distribuidoras. Assim, o presente trabalho realiza um estudo que viabiliza a implantação de ações ágeis para a redução das perdas técnicas nos segmentos de média e baixa tensão do sistema elétrico de potência. Inicialmente é realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais tópicos relacionados às perdas de energia elétrica. Em seguida, o trabalho parte para uma quantificação de perdas técnicas em vários segmentos do nosso sistema de distribuição de energia, seguindo o que consta no módulo 7 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional(PRODIST). Por último, são propostas ações que provocam a redução das perdas quantificadas no presente trabalho. Além disso, é estimado o impacto positivo em energia e receita, com a redução das perdas técnicas, comprovando a viabilidade dessas ações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Externa à Instituição - MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ - UFERSA
Notícia cadastrada em: 22/10/2020 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao