Banca de DEFESA: HEITOR BRENO SILVA BEZERRA

DISCENTE : HEITOR BRENO SILVA BEZERRA
DATA : 13/07/2018
LOCAL: Auditório do Complexo Tecnológico das Engenharias - CTEC

Levantamento e Diagnóstico de Sistemas de Refrigeração Ambiental e Propostas de Melhoria de Eficiência Energética para Edifícios do Campus Central da UFRN

Eficiência energética, Inovações tecnológicas, Viabilidade econômica, Sistema VRF.

Ao longo dos últimos anos, a UFRN vem recebendo novas instalações de climatização, para oferecer conforto térmico aos que utilizam esses ambientes e também aumento de produtividade. Por outro lado, foi observado a elevação considerável no consumo de energia elétrica no Campus Central, havendo a necessidade de tomar medidas relacionadas ao uso racional desses equipamentos.

Desde 2013, em alguns edifícios dessa universidade, o sistema VRF ou o Variable Refrigerant Flow(Fluxo Variável de Refrigerante) vem sendo instalado em alguns edifícios. Esse sistema garante, além do menor consumo de energia elétrica, melhor conforto térmico, quando comparado com as demais tecnologias de climatização, ainda que seja mais oneroso na implementação.

O sistema VRF é uma das maiores inovações tecnológicas para a climatização ambiental, possuindo a elevada eficiência energética, graças às suas características e possibilidade de gerenciamento remoto, oferecendo o melhor controle operacional das máquinas interligadas à interface de rede.

A principal característica do sistema VRF é a elevada eficiência energética, pois o sistema dispõe de múltiplos controladores, com a finalidade de garantir a operação suave das máquinas e melhor distribuição da carga térmica, evitando assim perceptíveis oscilações de temperatura dentro de um ambiente.

Este estudo se propõe a verificar, a partir de medições elétricas e análise de investimentos e índices relacionados à qualidade da energia, a viabilidade da adoção do VRF no Campus Central dessa universidade, sendo parte do processo de inovação tecnológica referente à climatização, devido às novas soluções que o sistema propõe aos usuários dessas instalações, relacionados ao conforto e, principalmente, à eficiência energética.

Presidente - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Externo à Instituição - ALDAYR DANTAS DE ARAUJO JUNIOR - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/07/2018 16:50