Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO DE ARAUJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANTONIO DE ARAUJO SILVA
DATA : 02/05/2018
HORA: 07:00
LOCAL: Sala I7 CT
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO DA PARAMETRIZAÇÃO DE RELÉS EM SISTEMAS RADIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM UTILIZAÇÃO DO ALGORITMO GENÉTICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Proteção de sistemas, Curtos circuitos, indicadores de continuidade, Redes de Distribuição, Unidades de sobrecorrentes, Filosofia da proteção.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

As concessionárias de energia buscam hodiernamente ampliar e modernizar os sistemas elétricos de potência frente as novas demandas dos consumidores e exigências estabelecidas pela ANELL. A proteção de sistemas elétricos tem o papel fundamental na manutenção deste sistema e no controle de seus indicadores. Sistemas de distribuição possuem diversas particularidades físicas e técnicas, como o tempo de operação dos dispositivos, fluxos de cargas e níveis de curtos circuitos. Diante da grande diversidade destes sistemas, a construção de um algoritmo computacional que auxilie nos procedimentos matemáticos de parâmetros do sistema, ou ainda que, gere uma prévia configuração automática dos dispositivos é necessária frente a ampla demanda ofertada aos engenheiros de proteção. O algoritmo foi modelado inicialmente no intuito de determinar as correntes de curto-circuito em cada dispositivo de proteção primária, assim como, calcular as correntes mínimas de atuação das unidades de sobrecorrente temporizada e os ajustes de temporização dos relés. Devido ao grande universo de possibilidades de ajustes oferecidos pelo código, foram utilizadas técnicas da biologia evolutiva, no intuito de escolher nesta população de possibilidades o indivíduo que torne a parametrização deste sistema otimizada. Se na primeira geração o indivíduo escolhido não condizer com a função ótima, esta população será evoluída a partir dos procedimentos de seleção natural, cruzamento e mutação dos indivíduos, presentes nas técnicas de evolução utilizada no algoritmo. Espera-se que a codificação genética quando aplicadas nos dispositivos microprocessados com característica de intervalo de tempo adequado segundo as normas, o algoritmo se mostre eficiente e estável. Já, para os circuitos alimentadores onde a temporização dos equipamentos esteja inadequada para um estudo fidedigno de coordenação e seletividade, será sugerida uma mudança dos parâmetros de temporização inicial. Caso o tempo de operação absoluto do alimentador seja minimizado o procedimento realizado pelo algoritmo será considerado válido e a configuração apresentada ao final será a melhor entre todas da população.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Presidente - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Externo à Instituição - RODRIGO PRADO DE MEDEIROS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 30/04/2018 16:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao