Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO MARIA VITAL DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO MARIA VITAL DE PAIVA
DATA : 20/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: 4I2
TÍTULO:

PROPOSTA DA NOVA TOPOLOGIA DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE MÉDIA TENSÃO DO CAMPUS CENTRAL DA UFRN A PARTIR DA ENTRADA EM OPERAÇÃO DA SUBESTAÇÃO 69 kV.


PALAVRAS-CHAVES:

Rede de distribuição de média tensão. Fluxo de potência. Topologia de rede.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo de propor uma nova topologia de rede de distribuição de média tensão do Campus Central da UFRN a partir da entrada em operação da subestação de 69 kV no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2016 o sistema de fornecimento de energia elétrica da UFRN deixou de ser em duas entradas de 13,8 kV e passou a ser suprida através de uma linha de subtransmissão e de uma subestação de 69/13,8 kV. Este estudo irá considerar a rede de distribuição de média tensão atual, coletando informações físicas desta rede, tais como divisão e o percurso dos circuitos alimentadores de 13,8 kV do sistema de distribuição interno da UFRN; quantidade, potência e tipo das subestações de energia elétrica atual; levantamento dos equipamentos da manobra e proteção da rede de 13,8 kV. A partir deste levantamento, serão analisadas, a partir das novas configurações, as grandezas da rede elétrica, dentre as quais: fluxo de potência nas linhas e tensão nas barras do sistema, considerando o cenário com a subestação de 69 kV em operação. Esta análise tem a intenção de propor a melhor situação técnica da rede distribuição de média tensão (sempre levando em consideração o que já está executado no Campus Central), com menos perdas técnicas, distribuição de equipamentos de proteção e de manobra, com os novos percursos dos circuitos alimentadores, a fim de para energizar todas as cargas da UFRN. Em caso de manutenção ou operação que necessite desenergizar um alimentador 13,8 kV, o estudo pretende apresentar possibilidades de modificações da topologia de rede, para permitir que cada setor do Campus Central seja abastecido por outro circuito alimentador, sem não interromper o fornecimento de energia elétrica e mantendo a segurança e a seletividade do sistema. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 347428 - MARCOS ANTONIO DIAS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/12/2017 20:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao