Banca de DEFESA: STEFERSON ALMEIDA ADERALDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEFERSON ALMEIDA ADERALDO
DATA : 28/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: 4G4
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO DE CABOS ISOLADOS DE PARQUE EÓLICOS, CONSIDERANDO CRITÉRIOS TÉCNICO E ECONÔMICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Subterrâneas, Parques Eólicas, Dimensionamento e Otimização.


PÁGINAS: 1494
RESUMO:

No Brasil há 794.699 km de redes e apenas 12.348 km são de redes subterrâneas, ou seja, menos de 2%, e as demais se constituem de redes de distribuição de energia elétrica aérea. Porém estima-se que cerca de 30% do total de parques eólicos em operação, ou seja, mais de 3.000MW foram construídos utilizando redes subterrâneas. O dimensionamento adequado dessas redes é de fundamental importância para correto funcionamento e garantia de retorno dos investimentos. Projetos atuais e programas computacionais de suporte a projetos levam em consideração apenas critérios de capacidade de condução, queda de tensão e/ou apresentam as perdas. Isso se deve aos custos iniciais serem mais baixo, porém ao longo da vida do parque as perdas e custos operacionais podem ser bem maiores, reduzindo os lucros nos demais anos. Por este tipo de rede ter alto custo e a necessidade de se manter elevados índices de confiabilidade e de operação para o seu uso, torna-se necessário desenvolver mais ferramentas para devido dimensionamento a fim de garantir uma alocação otimizada de recursos e uma eficiência operacional, por meio da redução de custos operacionais, aumento da vida útil, como também evitar a perda de receita por lucro cessante. Este trabalho tem como objetivo realizar análise dos principais critérios técnicos e econômicos para o dimensionamento em redes subterrâneas de média tensão em parques eólicos visando a otimização de custo ao longo da vida e melhoria de aspectos técnicos, como também o desenvolvimento de um programa computacional que permita integrar as ferramentas técnicas e econômicas, com uma metodologia especifica baseadas em normas para o dimensionamento adequado e otimizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524488 - CLOVIS BOSCO MENDONCA OLIVEIRA
Interno - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - CARLOS GOMES DE MOURA - UNI-RN
Notícia cadastrada em: 24/07/2017 17:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao