Banca de DEFESA: JONATHA REVOREDO LEITE DA FONSECA

DISCENTE : JONATHA REVOREDO LEITE DA FONSECA
DATA : 06/07/2017
LOCAL: 4I2

Aplicação da Técnica de Self Healing na Reconfiguração Automática de Redes Elétricas Utilizando o Padrão IEC 61850

Self Healing. Smart Grid. IEC 61850. Reconfiguração de Rede. RTDS.

Este trabalho tem como objetivo propor uma Smart Grid composta por duas subestações para a implantação da técnica de self healing utilizando o Simulador Digital em Tempo Real (RTDS – Real Time Digital Simulator) e relés de proteção IED’s (Intelligent Electronic Devices) com comunicação através da norma IEC 61850. Nas redes elétricas de distribuição, técnicas de recomposição automática (self healing) podem ser usadas com o intuito de diminuir os tempos com a perda do fornecimento de energia elétrica aos consumidores ocasionado por curto-circuito, diminuindo assim os prejuízos aos consumidores e a concessionária em decorrência de multas. A metodologia aplicada é baseada na modelagem do circuito proposto no RTDS, que será monitorado em tempo real. Serão simulados vários tipos de curtos-circuitos em diferentes pontos do sistema e, na ocorrência de cada falta gerada, o programa desenvolvido analisará os dados do sistema pré e pós falta, isolando o trecho do circuito afetado e irá reconfigurar automaticamente a rede de forma a restabelecer o fornecimento de energia para as cargas afetadas.  A escolha do arranjo final da rede, após o processo de reconfiguração automática, será baseada em um processo de otimização intitulado Reconfiguração por Soma de Potências - RSP. A comunicação entre o RTDS e os IED’s (que farão a proteção de parte do sistema) utilizará o padrão IEC 61850 com troca de mensagens GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) aplicando os aspectos relevantes desse padrão.

Presidente - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR