Banca de DEFESA: DIEGO DEYVID DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO DEYVID DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 05/01/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CT-DEE
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ALOCAÇÃO ÓTIMA DE CARGAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM GERAÇÃO DISTRIBUIDA


PALAVRAS-CHAVES:

Otimização, Geração Distribuída, Algoritmo Genético, Fluxo de Carga Soma de Potências, Distribuição de Energia Elétrica, Fontes de Energia Alternativa.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Atualmente, com o crescente incentivo à utilização de fontes alternativas e renováveis de energia, aumentou-se a quantidade de geradores conectados às redes de distribuição de energia elétrica. Dentre os quais estão, por exemplo, os parques eólicos, sistemas de energia solar fotovoltaica e sistemas de cogeração formando a chamada Geração Distribuída.

Diante deste panorama mundial, torna-se iminente a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias e programas computacionais que possibilitem a otimização das conexões de geradores no sistema elétrico. Isto deve ser realizado de forma que, dentre outras vantagens, as estratégias de controle sejam aperfeiçoadas e a eficiência, aumentada.

Este trabalho apresenta a criação do software Optimal-GeDist, desenvolvido para auxiliar no planejamento de redes de distribuição de energia elétrica em média tensão. Basicamente, esta ferramenta computacional calcula injeção ótima de potência da geração distribuída nas barras da rede, além de determinar os melhores pontos de conexão de futuras cargas que pretendam se conectar ao sistema.

Por se tratar de um problema no qual o espaço e busca é amplo e com a possibilidade de mínimos locais, optou-se em utilizar o Algoritmo Genético como ferramenta de otimização, mais adequado para este tipo de problema. Através da sua aplicação, pode-se encontrar o ponto ótimo de operação da rede de modo a otimizar as perdas técnicas do sistema. Para a simulação do sistema, optou-se pelo método de fluxo de carga Soma de Potências, desenvolvido para sistemas radias de média tensão e apresentando uma convergência rápida e precisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Interno - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo à Instituição - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 22/12/2016 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao