Banca de DEFESA: HUDSON DA SILVA RESENDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUDSON DA SILVA RESENDE
DATA: 29/04/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala B2 do setor de aulas IV
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NA PLATAFORMA NI-LABVIEW PARA RECONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE PARÂMETROS DE CONTROLE DE AEROGERADORES UTILIZANDO DADOS OPERACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Aerogeradores, Estabilidade Transitória, Identificação de Parâmetros.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

Atualmente, existe a dificuldade na obtenção de dados para simulação do comportamento dinâmico de parques eólicos, para avaliar o seu impacto na operação do sistema elétrico ao qual se interligam. Sob o pretexto de conservar segredos industriais (Propriedade Intelectual), valores de parâmetros como constantes de tempo de máquinas e dos sistemas de controle, frequentemente não são disponibilizados, para a realização de estudos que, são muitas vezes realizados com valores de referência para esses parâmetros, ou através de ajustes teóricos, para reproduzir o desempenho esperado em algumas situações operacionais, como por exemplo, a boa resposta na partida.

Depois de realizada a conexão dos parques eólicos, estudos de impacto devido ao comportamento dinâmico decorrente de perturbações, continua sendo necessários, para a avaliação e confirmação das condições de operação do sistema.

A fim de verificar a influência do parque na operação do sistema, costuma-se instalar equipamentos de medição de qualidade de energia elétrica nos pontos de interligação, de maneira que os efeitos de perturbações nas grandezas elétricas ficam registrados e podem ser disponibilizadas para “análise pós-despacho”. Esses dados, associados a medições de vento podem ainda ser utilizados para alimentar um algoritmo de identificação de parâmetros, a fim de estimar os valores das constantes de máquinas e dos ganhos dos sistemas de controle admitidos nos modelos dos aerogeradores, de acordo com a tecnologia empregada.

Este trabalho visa desenvolver um Software na Plataforma NI-LabView para reconhecimento e identificação automática de parâmetros de controle de Aerogeradores (Aqui denominado de SidPA 1.0), utilizando dados operacionais de um aerogerador de velocidade variável, com tecnologia síncrona, a partir da aquisição, tratamento e avaliação dos dados em um equipamento de medição de qualidade de energia elétrica e anemometria, com realização discreta no tempo, e plataforma com base em processador digital de sinais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Interno - 347065 - JOSE ALBERTO NICOLAU DE OLIVEIRA
Interno - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ - UFERSA
Notícia cadastrada em: 27/04/2016 16:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao