Banca de DEFESA: WAGNER JOSE NASCIMENTO DE OLIVEIRA

DISCENTE: WAGNER JOSE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
DATA: 03/06/2015
LOCAL: Sala 4E3

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO E MANUAL DE OPERAÇÃO TÉCNICA DE FILTROS PASSIVOS PARA A REDUÇÃO DE CORRENTES HARMÔNICAS NA SUBESTAÇÃO DE 2X300 KVA DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO JIQUI

Engenharia Elétrica. Qualidade de Energia. Filtros Passivos. Harmônicas. Indústria do Saneamento.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência

Trata-se de um caso prático visto na indústria de saneamento em que se observaram parâmetros de qualidade de energia elétrica utilizando medidores de grandezas elétricas durante as manutenções preditivas realizadas na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Foram constatadas correntes harmônicas em desconformidade com as normas, causadas pelo acionamento dos motores por meio de inversores de frequência. Para a solução do caso, este trabalho de conclusão de Mestrado apresenta o projeto de filtros harmônicos passivos em sintonia única a serem instalados em paralelo nos terminais de baixa tensão de cada um dos transformadores de 300 kVA da subestação que fornece energia elétrica para a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) do Jiqui, da CAERN, principal captação de água de Natal-RN. Os equipamentos promovem a redução das distorções harmônicas de corrente para os níveis tolerados nas Normas IEC (International Electrotechnical Commission) 61000-3-4 e IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) 519. O sistema é modelado desde a subestação da concessionária até as cargas energizadas pela subestação da CAERN e simula a operação dos filtros de 5ª, 7ª, 11ª e 13ª ordens de forma isolada e também interligada, obtendo as respostas para as implementações feitas para os diferentes fatores de qualidade. São avaliadas as novas harmônicas de corrente e tensão para cada frequência, bem como o comportamento do sistema na frequência. Observam-se as ressonâncias em série dos filtros sintonizados e também as ressonâncias paralelas, sendo utilizada para tal a ferramenta computacional HARMZS, versão 1.8, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL. Para as simulações das correntes e tensões é usado o programa SCILAB, versão 5.5.1.

Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA