DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL BASEADA NO ALGORITMO GENÉTICO APRESENTADO NO ARTIGO “A METHOD FOR DEFINITION OF THE ACTIVE POWER LIMITS OF DISTRIBUTED GENERATION THROUGH AN OPTIMAL STRATEGY”
Geração Distribuída, Algoritmos Genéticos, Perdas Técnicas
Os estímulos à geração distribuída justificam-se pelos potenciais benefícios que tal modalidade pode proporcionar ao sistema elétrico, tais como: a postergação de investimentos em expansão nos sistemas de distribuição e transmissão, o baixo impacto ambiental, a redução no carregamento das redes, a redução de perdas elétricas e a diversificação da matriz energética, entre outros.
Com uma configuração adequada, a geração distribuída pode também aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar a qualidade da energia entregue ao consumidor final.
Assim como outras atividades empresariais, as distribuidoras de energia elétrica tem como propósito financeiro a obtenção de lucros que dependem, dentre outros fatores, das perdas elétricas no próprio sistema elétrico. Para que se consiga diminuir perdas são necessários investimentos em recondutoramento de alimentadores, construção de novas subestações, instalação de banco de capacitores e divisão de circuitos. Todas essas hipóteses demandam investimentos financeiros por parte da distribuidora.
Poder diminuir perdas através da conexão orientada de gerações distribuídas traz para a empresa distribuidora de energia a possibilidade de postergar os investimentos que seriam necessários para a redução dessas perdas no sistema.
A orientação para a conexão de gerações distribuídas pode ser feita através de algoritmos de processamento de fluxo de carga em conjunto com técnicas de otimização, ambas implementadas através de software.