Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER JOSE NASCIMENTO DE OLIVEIRA

DISCENTE: WAGNER JOSE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
DATA: 29/12/2014
LOCAL: sala A1 do setor 4 de aulas

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO E MANUAL DE OPERAÇÃO TÉCNICA DE FILTROS PASSIVOS PARA A REDUÇÃO DE CORRENTES HARMÔNICAS NA SUBESTAÇÃO DE 2X300 KVA DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO JIQUI

Harmônicos, Filtro passivo de sintonia única, filtro amortecido comum.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) dispõe de uma Estação de Bombeamento de Águas – Estação do Jiqui – cujo abastecimento abrange as zonas sul, leste e oeste de Natal. É a maior fonte de suprimento de água da capital potiguar com vazão de aproximadamente 2.400 m³/h, o que representa aproximadamente 35% da produção total das três zonas da cidade, sendo composta atualmente por duas adutoras.

A captação da água bruta se dá através da Estação Elevatória de Água Bruta que fica situada na Lagoa do Jiqui, sendo a água bombeada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) onde é feito o tratamento do fluido (pré-oxidação, coagulação, filtração e desinfecção). Posteriormente a água flui por gravidade para os dois reservatórios apoiados de onde são feitos os bombeamentos por meio das duas estações elevatórias de água tratada para os reservatórios de distribuição da capital.

Para o suprimento de energia elétrica da Estação Elevatória do Baixo Recalque (Estação Elevatória de Água Bruta), prédio administrativo, laboratório de química e Estação de Tratamento de Água (ETA), existe uma subestação abrigada de 2x300 kVA, em 13.800/380 Volts. As cargas mais significativas são os três motores de 125 cv, acionados por inversores de frequência, que bombeiam água bruta do manancial de superfície para a ETA. Desses motores, apenas dois operam ao mesmo tempo, ao passo que o terceiro conjunto é denominado de reserva.

Diante da importância dessa unidade, que é considerada a estação mais importante da CAERN, foi feito um levantamento das grandezas elétricas por meio de medições utilizando o medidor de grandezas elétricas e constatou-se que exatamente na subestação principal, responsável pelo suprimento de energia elétrica para os motores instalados na captação de água bruta, existe a presença de harmônicas de corrente em níveis superiores aos recomendados pelas normas.

Para corrigir as anormalidades encontradas, este estudo propõe a implementação de filtros passivos de sintonia única a serem utilizados em paralelo com as cargas de acordo com cada frequência harmônica e para a faixa superior à utilização de um filtro amortecido comum.

Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/12/2014 20:20