Banca de QUALIFICAÇÃO: RUY MEDEIROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUY MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 07/05/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Secretaria de Educação a Distância
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADO POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO NO MÉTODO CANGURU


PALAVRAS-CHAVES:

Método Mãe Canguru; Recém-nascido de Baixo Peso; Parto humanizado; Capacitação; Ensino à Distância em Saúde; AVASUS.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

DE OLIVEIRA, R.M.Proposta de modelo de curso autoinstrucional mediado por tecnologia a partir de um modelo presencial: estudo de um caso aplicado no Método Canguru. [Dissertação]Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação a Distância (SEDIS); 2018.

 

Introdução: O Curso presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: Método Canguru (MC) norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil a partir de 2000 e implantado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) a partir de 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio Mãe/Recém-Nascidos de Baixo Peso (RNBP) contribuindo para redução da morbimortalidade neonatale necessita de profissionais capacitados para entender e lidar com pacientes tão frágeis e vulneráveis às enfermidades, que mesmo banais se tornam agressivas. Objetivo: Propor modelagem de Capacitação Pedagógica na modalidade Ensino a Distância (EAD) para profissionais da saúde e pessoas leigas que lidam diretamente com o MC e ter como produto final a construção e viabilização de um Programa de Capacitação Pedagógica em MC para Profissionais e servidores de Saúde, pais e familiares, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Metodologia: É uma pesquisa qualitativa, onde será usado o próprio ambiente de trabalho de instituições públicas do estado do Rio Grande do Norte. Serão descritos e mostrados momentos significativamente rotineiros e problemáticos na vida dos indivíduos que vivenciam as fases do método Canguru. Foi usado o fluxograma de criação de cursos a distância usado pela Secretaria de Ensino a Distância da Universidade federal do Rio Grande do Norte. Após a criação foi implantado e inserido o Curso de Ensino à Distância, auto instrutivo, sem mediação de tutores, com carga horária de 150 horas, na metodologia pedagógica do AVASUS. Conclusão: Sua implantação servirá para oportunizar a todos os profissionais e familiares a conhecerem as condutas humanizadas do Método Canguru, servindo de modelo para o Sistema Único de Saúde (SUS). 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo ao Programa - 178.803.787-15 - ELOIZA DA SILVA GOMES OLIVEIRA - UERJ
Notícia cadastrada em: 18/04/2018 11:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao