Banca de DEFESA: HARIM REVOREDO DE MACEDO JUNIOR

DISCENTE : HARIM REVOREDO DE MACEDO JUNIOR
DATA : 18/12/2017
LOCAL: HUOL

A IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DA OFTALMOLOGIA NUM CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA BASEADO EM MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APRENDIZAGEM

OFTALMOLOGIA, EDUCAÇÂO MÉDICA, Aprendizagem Baseada em PROBLEMAS (PBL), CURRICULO

INTRODUÇÃO: A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN tem seu currículo orientado por competências e desenvolvido em metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problem Based Learning (PBL). O ensino da oftalmologia, de modo a atender às DCNs, ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil o que motivou o delineamento deste estudo. Objetivos: Relatar o processo de implementação das competências relacionadas à área de oftalmologia no curso de Medicina da EMCM. METODOLOGIA: A partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares, desenvolvidos no formato de Módulos, a inserção de competências essências da oftalmologia começou a ser delineada, desde os primeiros períodos do curso. Baseado nos objetivos de aprendizagem, as atividades foram sendo inseridas nos 3 eixos do curso (Tutorial, Habilidades, Comunidade). RESULTADOS/DISCUSSÃO: As atividades relacionadas à oftalmologia foram desenvolvidas nos seguintes Módulos e respectivos períodos do curso: Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento e Percepção, Consciência e Emoção (III período); Febre e Inflamação (IV período); Saúde da Mulher (V período) e no Módulo Optativo em Oftalmologia (após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento dos Módulos Envelhecimento e Saúde, Ambiente e Saúde e Emergências previstos para o sétimo e oitavo períodos, respectivamente, outras relacionadas à área ainda não contempladas estão sendo planejadas, sob os aspectos do conhecimento, habilidades e atitudes envolvendo temas como “olho vermelho” e catarata. CONSIDERAÇÕES FINAS: Dessa forma, entendendo o currículo como um processo dinâmico, o estudo permite visualizar o ensino da oftalmologia neste modelo curricular inovador, assim como estimula a reflexão acerca de um reforço dos pontos positivos e reavaliação dos negativos, visando a melhoria do ensino/aprendizagem área de oftalmologia para o médico generalista.

Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSE EDVAN DE SOUZA JUNIOR - UERN
Presidente - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ