Banca de DEFESA: EDUARDO DANTAS BAPTISTA DE FARIA

DISCENTE: EDUARDO DANTAS BAPTISTA DE FARIA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: QUARTO SUBSOLO HUOL

Avaliação das propriedades psicométricas das provas de seleção para Residência Médica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Avaliação; Educação Médica; Residência Médica

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A forma de ingresso na Residência Médica se dá através da realização de uma avaliação cognitiva para a seleção dos candidatos mais capacitados para o ingresso nessa pós graduação. Assim como os alunos são avaliados a própria avaliação também necessita passar por revisão para identificar se tais questões estão selecionando os candidatos mais aptos para aprovação. Para a análise mais profunda de uma avaliação é importante além do nível médio de acerto, realizar a análise dos item para que possíveis falhas ou deslizes sejam diagnosticados e corrigidos em futuras avaliações. Frequentemente a média da prova é o item mais utilizado, com um valor aceitável quando entre 0,6 e 0,9, entretanto o índice de dificuldade e discriminação auxilia em uma análise mais aprofundada de cada questão isoladamente. Objetivos: Avaliar as provas do Concurso de Residência Médica, da UFRN, para as áreas de acesso direto nos anos de 2011 a 2015. Foram analisadas as provas de Residência Médica dos anos de 2011 a 2015, as médias da nota a cada ano variaram de 58,0 a 65,6, bem como a quantidade de candidatos; todas as 100 (cem) questões de cada ano da Prova de Residência Médica (2011-2015) totalizando 500 (quinhentas) questões e classificadas de acordo com o índice de dificuldade e discriminação, e a seguir foi analisada ano a ano e especialidade por especialidade. Nesse trabalho encontramos 45,2% de questões com índice de facilidade moderada, 10,2% fáceis e 41,2% difíceis, e 3,4% foram anuladas. A prova de seleção para a Residência Médica da UFRN, possui uma boa média, entretanto algumas questões não conseguem cumprir a sua função de selecionar melhor os candidatos devendo passar por uma revisão para que sua função de seleção dos candidatos mais aptos seja alcançada.

Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo ao Programa - 348094 - ILONEIDE CARLOS DE OLIVEIRA RAMOS
Externo à Instituição - JOSE EDVAN DE SOUZA JUNIOR - UERN