Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO MARINHO RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO MARINHO RAMOS
DATA : 25/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE DA GESTÃO DA INOVAÇÃO E SEUS RESULTADOS NO DESEMPENHO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21a REGIÃO: Um modelo de diagnóstico para implementação de melhorias. 


PALAVRAS-CHAVES:

inovação, gestão da inovação e setor público


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Este trabalho de dissertação, visa elaborar um modelo de diagnóstico da gestão da inovação focado no Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região do Rio Grande do Norte. A pesquisa aborda a crescente demanda por serviços públicos mais eficientes e personalizados, enfatizando a necessidade de superar a burocracia e a resistência à mudança para promover práticas inovadoras. A introdução contextualiza o TRT21, detalhando sua estrutura e iniciativas de inovação, como a criação do Laboratório de Inovação (INOVA-JT21). Apesar dessas iniciativas, nota-se a falta de uma cultura efetiva de inovação na instituição. O objetivo geral é elaborar um modelo de diagnóstico da gestão da inovação em relação a cultura organizacional e capacidade de implementação, como artefato a ser utilizado para avaliação situacional, visando melhorias contínuas da prestação de serviços públicos no âmbito do TRT21. Os objetivos específicos incluem mapear experiências de inovação, identificar barreiras e fatores propulsores da inovação, avaliar o modelo de inovação do tribunal e propor melhorias internas para a gestão da inovação. O referencial teórico discute a falta de estudos sobre gestão da inovação no setor público e a necessidade de entender como ela pode ser efetivamente implementada, com foco nos desafios específicos do setor público. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória e descritiva, adotando uma abordagem mista de métodos quantitativos e qualitativos. A coleta de dados envolve uma revisão bibliográfica sistemática e a seleção criteriosa de participantes com base em sua relevância para o tema. Finalmente, a pesquisa propõe analisar e diagnosticar a gestão da inovação no TRT21, evidenciando a importância da inovação para melhorar a eficiência dos serviços públicos e os desafios culturais e estruturais que devem ser superados para sua efetiva implementação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 13:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao