Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELOISA DE OLIVEIRA MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HELOISA DE OLIVEIRA MATOS
DATA : 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Observando a ‘Casa do Povo’, onde a população negra está? Análise da representação política na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (2015-2023).


PALAVRAS-CHAVES:

Representação política; Poder Legislativo; população negra.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva analisar, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), como estão politicamente representadas as pessoas negras durante as legislaturas que seguem de 2015 a 2023. Para tanto, especificamente pretende: investigar como se configura a representação da população negra, identificando como tem se dado a participação política dos deputados estaduais autodeclarados negros e quem tem falado em nome da coletividade negra; examinar se a representação política negra permite a inclusão, na agenda política, de temas diferenciados que transversem a pauta racial e enseja maior responsividade em relação aos mesmos, e se existe poder de agenda antirracista dentro da ALRN; e analisar se a representação política negra se constitui, ou não, como mecanismo de promoção da igualdade racial no estado, a partir dos aportes que a ALRN tem estabelecido para o enfrentamento ao racismo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, predominantemente qualitativa, documental, exploratória e descritiva-intrepretativa, que se desenvolve com o emprego da análise de conteúdo de dados públicos coletados junto à ALRN e a órgãos relacionados. Ao analisar a representação política dos negros na ALRN, o desenvolvimento desta pesquisa pode estimular uma melhor compreensão sobre como ocorre, ainda na contemporaneidade, a dinâmica do racismo impingido nas relações sociais e institucionalizado nos e através dos Parlamentos – que constituem um campo eminentemente político e de representação da sociedade – e tem o potencial de incitar a criação de políticas públicas que não sejam racialmente excludentes, mas sim voltadas para diminuir essas desigualdades no Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARCILENE GARCIA DE SOUZA
Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interna - 1697892 - MARIANA MAZZINI MARCONDES
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 08:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao