Banca de DEFESA: ANGÉLICA ALMEIDA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGÉLICA ALMEIDA DE SOUSA
DATA : 27/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO (PEEX) NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Políticas Públicas; Extensão Universitária; Programa de Integração Ensino e Extensão; UFCA.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do Programa de Integração Ensino e Extensão; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali- quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas três principais técnicas de coleta de dados: levantamento (Survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado; roteiro de entrevista semi-estruturado e ficha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao