Banca de DEFESA: ANTONIO GERSON BEZERRA DE MORAIS

DISCENTE : ANTONIO GERSON BEZERRA DE MORAIS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: videoconferência

A Ouvidoria no Âmbito da Universidade Federal do Cariri: instância de Gestão Estratégica?

Gestão Estratégica; Ouvidoria Pública; Atuação da ouvidoria nas universidades.

É recente o processo de consolidação das ouvidorias públicas no Brasil e, mais especificamente, das ouvidorias nas universidades públicas, de forma que se pode observar lacunas de estudos sobre a atuação das ouvidorias e seus modelos de gestão. O (re)conhecimento das realidades e potencialidades da ouvidoria nas universidades é importante para compreender os seus serviços de forma estratégica e institucional, como produto de grande relevância da instituição. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender se a ouvidoria tem atuado como uma instância de gestão estratégica, na inter-relação com o nível estratégico organizacional da Universidade Federal do Cariri - UFCA. A metodologia caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quanto aos meios da coleta de dados, a pesquisa se classifica em documental e de campo, configurando-se em um estudo de caso. A análise textual ocorreu por meio da análise de similitude, utilizando o software Iramuteq. Foi analisada a institucionalização da Ouvidoria da UFCA; a gestão de serviços da ouvidoria da UFCA; bem como foi analisada a inter- relação entre a ouvidoria com a UFCA sob a perspectiva da atuação estratégica. Os resultados mostraram que quanto a institucionalização o lócus organizacional da ouvidoria da UFCA está formalmente inserido no organograma institucional da Universidade, vinculada administrativamente à alta gestão da instituição, a Reitoria; participa da tomada de decisão gestão de serviços e políticas públicas, o que denota a sua relevância sobre os outros órgãos e setores, minimizando as camadas hierárquicas no contexto organizacional; conclui-se que, a institucionalização Ouvidoria/UFCA possui relevância reconhecida como instância de governança do órgão, o que denota sua natureza estratégica. No que se refere a gestão de serviços da ouvidoria, foi analisada sob os aspectos operacionais, tático e estratégico, pelos elementos da gestão estratégica: processos, transparência e gestão da informação. Concluiu-se que há um distanciamento entre os elementos que caracterizam a institucionalização da ouvidoria no nível estratégico e a atuação dos seus serviços, verificando-se algumas deficiências operacionais, principalmente quanto aos prazos de publicização dos relatórios de gestão, que traz impactos na transparência e até de credibilidade da ouvidoria e a instituição. Analisada a inter-relação da ouvidoria com a UFCA, à luz da percepção dos gestores, os resultados são patentes ao demonstrar as nuances sobre a gestão que não são plenamente perceptíveis aos gestores, em especial no que se refere a governança de serviços, processos e gestão estratégica no âmbito da ouvidoria. Dados os resultados apresentados, compreende-se que a ouvidoria da UFCA tem potencial para atuar como uma instância de gestão estratégica na inter-relação com o nível estratégico da UFCA.

Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - JAMES BATISTA VIEIRA - UFPB
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 09:42