Banca de QUALIFICAÇÃO: MARFRA REJANNE MARTINS PIERRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARFRA REJANNE MARTINS PIERRE
DATA : 28/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA EM DUAS ESCOLAS DA CREDE 19


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Professor Diretor de Turma; coordenador escolar; implementação de política pública.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Na busca por atender a demanda de matrículas de novos alunos no Ensino Médio, bem como agindo em prol da melhoria dos indicativos na educação, nos anos 2000, no estado cearense, houve a implantação de uma quantidade significativa de políticas e ações públicas voltadas ao setor educacional. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) despontou nesse período, mais precisamente em 2008, com o objetivo de combater grandes preocupações desafiadoras no Ensino Médio: a baixa proficiência em Português e Matemática, a evasão e os baixos índices de fluxo escolar. É nesse contexto que esta pesquisa tem como objetivo estudar e refletir sobre o trabalho de acompanhamento do coordenador no PPDT em duas escolas da CREDE 19, com a intenção de verificar de que forma o trabalho desenvolvido pelo coordenador implica no processo de implementação do PPDT. Desse modo, os objetivos específicos desse trabalho são: (i) analisar o trabalho do coordenador pedagógico no acompanhamento do PPDT, por meio da observação participante e da análise dos dados e indicadores históricos das duas escolas pesquisadas; (ii) traçar uma análise descritiva das duas escolas da CREDE 19, a partir da aplicação, registro e análise de questionários e entrevistas a serem feitas aos coordenadores e professores DT; de forma a (iii) compreender e descrev er as implicações da atuação do Coordenador para a implementação dessa política nas escolas. Para atingir tais objetivos, acionam-se aqui os procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários sobre o tema para os Professores Diretores de Turma das escolas pesquisadas, bem como o uso de entrevistas aos coordenadores, responsáveis por acompanhar o PPDT nessas instituições. Assim, serão analisados dois contextos escolares, verificando se há semelhanças e em que se diferem, de forma a compreender as implicações do acompanhamento pedagógico para o processo de implementação da política.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA DO CARMO MEIRELLES TOLEDO CRUZ
Presidente - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA
Interna - 1697892 - MARIANA MAZZINI MARCONDES
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 08:32
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