Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS BUENO PINHEIRO PEIXOTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS BUENO PINHEIRO PEIXOTO
DATA : 27/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE EXPANDIDA DA ATUAÇÃO DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA (BNR) NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA).


PALAVRAS-CHAVES:

Burocratas de Nível de Rua; implementação de políticas públicas; Programa Nacional de Assistência
Estudantil.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Esse projeto de dissertação tem como objetivo compreender a atuação dos (as) Burocratas de Nível de Rua (BNR) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no contexto local de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a partir do modelo de análise expandida da atuação dos burocratas implementadores proposto por Bonelli, Fernandes, Coêlho e Palmeira (2019). Para isso, será realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia da pesquisa. A coleta de dados será realizada através de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com os servidores (as) identificados (as) como Burocratas de Nível Rua implementadores do PNAES na PRAE a partir das 03 (três) dimensões propostas pelo modelo de análise expandida utilizada por Bonelli, Fernandes, Coêlho e Palmeira (2019): a dimensão estrutural, a dimensão individual e a dimensão relacional. A análise de dados será realizada por meio de Análise de Conteúdo através da utilização do software Nvivo. Acredita-se que após a coleta de dados e interpretação dos resultados será possível conhecer como estão organizados e como operam os BNRs implementadores do PNAES a partir de sua discricionariedade. Destaca-se que os resultados levantados poderão servir também de suporte aos gestores e profissionais da instituição para que tenham conhecimento e compreensão dessas questões, assim como do funcionamento e dinâmica do sistema de planejamento e implementação da política, considerando a importância da atuação dos trabalhadores de linha de frente e, dessa forma, encontrar alternativas que possam aperfeiçoar a execução do PNAES na UFCA.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interna - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao