Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLISSON LUIZ GUEDES ABRAHÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLISSON LUIZ GUEDES ABRAHÃO
DATA : 23/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CONTROLE INTERNO ADMINISTRATIVO NAS PRÓ-REITORIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, À LUZ DO COSO I.


PALAVRAS-CHAVES:

Controle interno; COSO; Gestão Pública; Universidade.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Sendo um importante instrumento de gestão, o controle interno tornou-se motivo de discussão na gestão pública, algumas vezes como instrumento de gestão, outras como ferramenta de suporte para auditoria. No entanto, o controle interno deve estar inserido na gestão pública como um instrumento de apoio para a gestão na execução do planejamento, no alcance de metas pré-estabelecidas e no cumprimento dos objetivos institucionais, tendo a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade como princípios norteadores do controle interno e com foco nos resultados do serviço prestado para a sociedade. Por tanto, este estudo tem como foco, avaliar a qualidade do controle interno da UFCA, a partir das Pró-reitorias, onde serão utilizados, como instrumento de avaliação os componentes do framework COSO I. Além da verificação do controle, serão analisadas variáveis que eventualmente venham interferir nos resultados da qualidade do controle, sendo elas: variável tamanha, que se configura no quantitativo de pessoal mais o orçamento executado; outra variável é a capacitação dos gestores nas áreas de controle interno e gestão de risco; e o nível de escolaridade dos gestores. A pesquisa será feita com Pró-reitores, coordenadores e chefes de núcleos. Partindo do ponto de vista  dos objetivos, esta pesquisa classifica-se como descritiva, de abordagem qualitativa. Serão coletados dados por meio de aplicação de questionário socialdemográfico dos participantes e questões com abrangência dos componentes do COSO I. A análise de dadas se dará por meio de estatística descritiva, analise de exploração de dados, caracterização cruzada e teste de correlação. A metodologia adota tem o propósito de atender o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Interno - ***.461.894-** - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - NENHUMA
Presidente - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 08:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao