Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL GUIMARÃES JANUARIO

DISCENTE : RAFAEL GUIMARÃES JANUARIO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: videoconferência

PROPOSTA DE MELHORIAS AO MÓDULO BOLSAS/AUXÍLIOS DO SIPAC POR MEIO DA DESIGN SCIENSE RESEARCH

Design Science Research. Assistência Estudantil. SIPAC. Avaliação de Sistemas.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar se o módulo “bolsas/auxílio” do SIPAC, atende às necessidades da assistência estudantil das universidades federais que possuem cooperação técnica com os SIGs da UFRN, propondo melhorias para sua aplicabilidade nessas instituições a partir da criação de um artefato. Para alcançar o objetivo, foram definidos os seguintes eixos teóricos: Assistência estudantil nas universidades federais; Sistemas de informações na Gestão Pública: SIG e ERP; e a Avaliação de sistemas de informação. A Design Science Research (DSR) foi o método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa documental, bibliográfica, assim como será aplicado um questionário estruturado contendo 21 perguntas com respostas abertas e fechadas nos setores que gerenciam a assistência estudantil nas niversidades cooperadas com os Sigs da UFRN, que iniciaram o processo de implantação ou utilizam o referido módulo, a fim de verificar se ele atende às necessidades dessas instituições. Já o desenvolvimento e testagem do artefato proposto, será feito por meio do Design Thinking (DT). As categorias de análise foram estabelecidas a partir da adaptação do modelo de avaliação de qualidade de sistemas, da Norma ISO 9126, especificamente da característica de Funcionalidade, que é composta por cinco subcategorias: adequação, acurácia, interoperabilidade, conformidade e segurança de acesso.

Presidente - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO