Banca de DEFESA: ARNALDO NOGUEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ARNALDO NOGUEIRA DOS SANTOS
DATA : 30/08/2022
LOCAL: videoconferência

GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL SOB A PERSPECTIVA DO UI GREENMETRIC

Gestão ambiental; Sustentabilidade; Administração Pública; Instituição de ensino superior; GreenMetric.

Esta pesquisa teve como objetivo estudar o desenvolvimento das práticas de sustentabilidade ambiental na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Trata-se de um estudo de caso com abordagem mista, de natureza aplicada e descritiva. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, com levantamento dos documentos oficiais da UFCA relacionados à sustentabilidade e da realização de um grupo focal com integrantes da coordenadoria de gestão da sustentabilidade. A abordagem quantitativa teve como objetivo a mensuração do grau de sustentabilidade da IES por meio do preenchimento, pelo autor, do questionário UI GreenMetric World University Ranking. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento documental e de dados disponíveis no portal oficial da IES, bem como por meio de solicitação de informações às unidades da instituição via e-mail. O estudo envolveu 04 colaboradores da equipe da coordenadoria de gestão da sustentabilidade da universidade (CGS), 06 unidades acadêmicas e 08 unidades administrativas da UFCA. O questionário do GreenMetric utiliza indicadores relacionados à infraestrutura, fontes de energia, mudanças climáticas, uso racional da água, gestão de resíduos, transporte, mobilidade e educação. Como resultado da mensuração, destaca-se que a UFCA atingiu 57% da pontuação total, tendo melhor desempenho na categoria “resíduos” e pior desempenho na categoria “transporte”. A partir dos resultados obtidos neste estudo foi possível compreender que a IES já realizou e estão em curso diversas ações relacionadas à sustentabilidade e que a temática vem sendo fortalecida na organização. Contudo, ainda não há uma política de sustentabilidade ambiental totalmente institucionalizada, carecendo ainda de maior envolvimento por parte das unidades e dos servidores da universidade. Por meio da identificação dos principais desafios a serem superados em relação à gestão ambiental na instituição, principalmente no que diz respeito ao envolvimento das unidades e servidores, bem como a sistematização de informações e a necessidade de maior incentivo a pesquisas na área, foram realizadas sugestões de melhorias visando oferecer à IES alternativas para avançar na institucionalização da temática e na adoção de boas práticas ambientalmente sustentáveis.

Externa à Instituição - GABRIELA BRELAZ
Presidente - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA