Banca de DEFESA: WASHINGTON LUIZ DE SOUSA JÚNIOR

DISCENTE : WASHINGTON LUIZ DE SOUSA JÚNIOR
DATA : 31/08/2022
LOCAL: videoconferência

PROPOSIÇÃO DE AÇÕES ORIENTADAS PARA A GESTÃO DE PROCESSOS DE PROJETO VOLTADOS A IMPLANTAÇÃO DO BIM NA DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA (DINFRA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA).

Gestão de processos. Bim. Administração Pública Federal. UFCA.

Nos últimos anos, foram editados vários normativos (decretos e leis) para que a Modelagem da Informação da Construção fossem disseminada em estruturas organizacionais do poder público. Essa modelagem é baseada na metodologia da Building Information Modelling (BIM), uma tecnologia de modelagem associada a processos, para produzir, comunicar e analisar modelos da construção. Diante de uma estrutura organizacional dependente uma gestão de processos eficiente para sua implantação, este trabalho objetiva propor um conjunto de ações orientadas para a gestão de processos de projeto voltados a implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).Como forma de atingir esse objetivo, visa-se diagnosticar a situação atual do gerenciamento dos processos, analisando-os à luz da metodologia BIM, definir os processos críticos do setor e prioritários para implantação do BIM, propondo ações orientadas de gestão e elaboração de processos, voltados a área de atuação da Dinfra. Assim, os aspectos organizacionais e de gerenciamento poderão ser definidos e validados, criando um arcabouço para que a modelagem BIM possa ser implantada, gerando interfaces de eficiência e eficácia nas atividades de gestão, projetos, execução de obras e serviços de engenharia, manutenção e gestão BIM da diretoria de infraestrutura da UFCA para além do cumprimento legal previsto pelos decretos governamentais, mas como estratégia de otimização dos processos organizacionais. Como resultado, foram exprimidos a situação gerencial de processo na Dinfra/UFCA, as ações para o gerenciamento de processos, artefatos de modelo de gestão de processo, um fluxo de processos para projetos de engenharia e documentos para tramite administrativos na UFCA.

Externo à Instituição - CLEIRTON ANDRÉ SILVA DE FREITAS
Presidente - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS