Banca de DEFESA: VALDEREZ OLIVEIRA FILGUEIRA

DISCENTE : VALDEREZ OLIVEIRA FILGUEIRA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: videoconferência

DESAFIOS PARA A GOVERNANÇA ORÇAMENTÁRIA: Análise do Alinhamento da Orçamentação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nas Universidades Públicas Federais da Região Nordeste (2017-2021)

Governança Orçamentária, Plano de Desenvolvimento Institucional, Orçamentação, Universidades Federais, Nordeste.

O alinhamento da orçamentação ao planejamento é um caminho importante para a efetiva entrega de resultados à sociedade. Neste estudo, o alinhamento é compreendido como um processo articulado entre a elaboração do orçamento anual e os objetivos estratégicos do PDI, com vistas a assegurar que as demandas das ações prioritárias desses objetivos, sejam conhecidas e consideradas na alocação dos recursos orçamentários. Esta pesquisa possuiu como objetivo geral analisar o alinhamento da Orçamentação ao PDI nas Universidades Públicas Federais da Região Nordeste no período de 2017 a 2021, tendo a governança orçamentária como arcabouço teórico de análise deste estudo. A escolha da governança orçamentária da OCDE (2015) tem por fundamento o entendimento de que, além de oferece conhecimento sobre todo o espectro da orçamentação pública, ela permite a construção de um formato com nível de complexidade adequado ao planejamento e orçamento das Universidades Federais. As técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas foram as pretendidas para a coleta de dados desta pesquisa. Logo, foram analisados 13 documentos públicos das universidades do estudo de casos múltiplos, bem como foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com gestores da área de planejamento e orçamento dessas universidades. A análise dos dados foi realizada pelo método de conteúdo de Bardin (2011). Ancorada nesse arcabouço teóricometodológico, a pesquisa conseguiu sistematizar os principais desafios do alinhamento da Orçamentação ao PDI nas Universidades Federais do Nordeste. Sistematizar conhecimentos sobre esses desafios contribui para refletir teoricamente sobre a relação entre orçamento e planejamento nas Universidades Federais. Ademais, contribui para pensar no potencial dessa relação em cenários futuros de restrições orçamentárias.

Externo à Instituição - JUSCELINO PEREIRA SILVA
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS