Banca de DEFESA: RUTH KAROLLYNE BARBOSA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUTH KAROLLYNE BARBOSA GOMES
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Instrumentos e práticas de dimensionamento da força de trabalho: análise do planejamento de pessoal em diferentes níveis organizacionais da UFCA.


PALAVRAS-CHAVES:

Dimensionamento da Força de Trabalho.  Gestão estratégica de pessoas. Planejamento estratégico.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Tendo em vista a escassez de recursos, as demandas dos órgãos de controle e a transparência, exige-se atualmente que as organizações tenham meios para justificar de forma consistente suas necessidades de pessoal. Este trabalho tem o objetivo de analisar os instrumentos e práticas de dimensionamento da força de trabalho nos diferentes níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional) e como estas se integram na UFCA. Nas organizações, esse é um tema atual que visa mensurar a contribuição das práticas de gestão de pessoas nos resultados organizacionais. No tocante ao percurso metodológico, o estudo tem natureza descritiva, com abordagem qualitativa, tendo dados primários e secundários. Para obtenção de dados primários foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 gestores estratégicos da UFCA, respondentes do Levantamento de Necessidade de Pessoal (LNP). Quanto aos dados secundários foi realizada uma pesquisa documental com várias fontes de informações como legislação, relatórios, Portal da UFCA, e sites de compartilhamento de documentos. Os dados foram tratados por análise de conteúdo. Quanto aos resultados, no nível estratégico os instrumentos utilizados foram o Planejamento Estratégico Institucional (PEI), o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os Indicadores de desempenho e de Governança. No nível tático foram analisadas as práticas de dimensionamento da força de trabalho na UFCA considerando principalmente o LNP, o Painel da Força de Trabalho, e os processos de movimentação de pessoal. No nível operacional foram analisadas as ações de dimensionamento considerando principalmente a Força de trabalho, as Tecnologias aplicadas e os Processos de trabalho. Em relação às aproximações e distanciamentos entre as práticas de dimensionamento da força de trabalho com o objetivo estratégico de adequar o quadro de pessoal demandado em seu Mapa Estratégico e considerando a legislação, nota-se que há mais aproximações do que distanciamentos para um efetivo dimensionamento em todos os níveis. Espera-se que esses resultados sirvam como conhecimento e avaliação para a gestão da UFCA quanto à necessidade de maior alinhamento das práticas de gestão de pessoas com o planejamento estratégico, possibilitando atuar nas atividades que apresentaram maiores divergências, adequando-as às demandas institucionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIEGO FIEL SANTOS
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 08:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao