MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO: UM ESTUDO COM OS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA.
motivação; teoria da expectativa; técnico-administrativo em educação
Esta pesquisa analisou a motivação para o trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Compreendeu-se a motivação como processo relacionado ao contexto de trabalho, à luz da Teoria da Expectativa de Vroom. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, realizada através de survey. A mensuração do construto foi realizada pela aplicação da Medida de Motivação para Trabalhar (MMT), através de questionário estruturado on-line, do GoogleDocs, enviado para os e-mails institucionais dos 290 TAEs ativos da UFCA, sendo levantada uma amostra de 186 participantes. Os resultados apontam que os aspectos que mais impulsionam a motivação desses servidores, na valência, estão relacionados a ter oportunidades de se tornar mais qualificado, ter independência financeira e poder dar assistência para a família; na instrumentalidade, ser independente financeiramente, contribuir para o progresso da
sociedade e aprender coisas novas; e na expectativa, aprendizagem de coisas novas, sentimento de dignidade e maiores oportunidades de se tornar mais qualificado; e os que a restringem, na valência, sentir-se valorizado pelas pessoas, sentir-se reconhecido pelo que faz, poder expressar sua criatividade e fazer amizades; na instrumentalidade, sentir-se reconhecido pelo que faz, expressar sua criatividade, obter assistências como transporte, educação, saúde, moradia, aposentadoria, etc.. e conquistar a confiança dos seus chefes; e na expectativa: conquistar a confiança dos seus chefes, obter crescimento profissional, reconhecimento pelo que faz e ter oportunidades de influenciar nas decisões da UFCA. Em razão disso encontrou-se, em valência, uma média de 4,61, em expectativa, uma média de 4,21 e em instrumentalidade, uma média de 4,38, conferidas por esses servidores aos resultados esperados pelo seu trabalho. A partir destes levantou-se, o Escore Geral de Motivação (EGM) (M=87,56) revelando haver atualmente um índice elevado de motivação para a maioria desses servidores. Ademais, levantou-se também que a única preditora do EGM foi ‘ter ou não FG ou CD’. Espera-se com esses resultados, contribuir com as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA.