Banca de DEFESA: ALLISSON DE SOUSA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLISSON DE SOUSA LIMA
DATA : 17/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DO LEAN OFFICE E GESTÃO DE PROCESSOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.

.


PALAVRAS-CHAVES:

lean office; centro de serviços compartilhados; gestão de processos; mapa de fluxo de valor.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo a proposição de um modelo de Centro de Serviços Compartilhados para a área de Engenharia Elétrica da UFRN, congregando o Departamento e o Curso de Graduação sob uma visão lean office agrupada com a gestão de processos, buscando aumentar a eficiência dos processos e diminuir o lead time dos mesmos. Sendo assim, no arcabouço teórico foram abordados conceitos de Gestão de processos, mapa de fluxo de valor mapeamento e modelagem BPMN, nova gestão pública, além de lean office e Centro de serviços compartilhados. No que tange aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, sob uma abordagem descritiva que se utilizará de estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental, grupo focal e observação participante. O estudo demonstrou a aplicabilidade do redesenho dos processos e da nova estrutura física, além da necessidade de um estudo mais aprofundado no que diz respeito à gestão de pessoas e elaborações de índices para aferição de resultados, logo, tem-se que as proposições levantadas no trabalho foram alcançadas, tendo em vista que as sugestões obtidas por meio do estudo levarão, se acatadas, uma economia de tempo nas respostas das unidades, diminuição de retrabalho, economia de espaço e uma maior eficiência no contexto geral.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - RAFAEL RODRIGUES DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/05/2022 09:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao