Banca de DEFESA: VICENTE HUDSON SOUSA PEREIRA

DISCENTE : VICENTE HUDSON SOUSA PEREIRA
DATA : 29/11/2021

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, NO PERÍODO DE 2016 A 2020.

Financiamento Público. Extensão Universitária. UFCA

Considerando o papel relevante que a extensão exerce no alcance dos objetivos institucionais, especificamente, em se tratando da Universidade Federal do Cariri (UFCA), este estudo buscou analisar a influência do financiamento público na extensão universitária, no período de 2016 a 2020. Assim, espera-se que o objetivo central seja alcançado mediante o atingimento dos objetivos secundários, que são: apresentar um panorama da Política de Extensão e suas linhas de atuação; identificar as ações extensionistas; verificar os recursos orçamentários aplicados; e relacionar o financiamento público e as ações de extensão realizadas no período. A pesquisa classificou-se como descritiva, exploratória e quantitativa. Os dados utilizados foram obtidos mediante a coleta de informações contidas em documentos institucionais e em relatórios de execução orçamentária gerados no sistema Tesouro Gerencial. De posse dos dados, procedeu-se à análise descritiva a qual demonstrou que fazer extensão não carece necessariamente de orçamento, contudo, constitui uma forma de estímulo ao desenvolvimento de ações extensionistas. Ademais, os resultados mostraram que a extensão recebeu quase a mesma quantidade de recursos destinada às atividades-fim, sinalizando que a instituição tem buscado seguir o princípio da indissociabilidade. Por fim, o trabalho trouxe à tona algumas reflexões sobre a relevância do financiamento público para o debate acadêmico e sugeriu, como pesquisas futuras, sua replicação em outras Instituições Federais de Ensino (IFES), e a realização de estudos sobre o financiamento da pesquisa e do ensino no âmbito da UFCA.

Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA