Banca de DEFESA: MAXWELL TELES DA SILVA

LOCAL: Vieoconferência

MONITORAMENTO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Desenvolvimento sustentável; gestão da sustentabilidade; monitoramento de políticas públicas.

No Brasil, tanto a iniciativa privada quanto o Estado vêm buscando alternativas para a promoção do desenvolvimento sustentável, sendo que esse último tem previsto em sua Carta Magna, a obrigação de provê-lo. Desde o início dos anos de 1990, esse tema vem sendo trabalhado na Administração Pública, sendo que apenas em 2009 foi reconhecido o impacto no desenvolvimento sustentável que o Estado tem em suas atividades, graças ao seu tamanho. Então, dentre outras ferramentas que o Poder Público tem para a promoção da sustentabilidade, surgiu em 2012 o Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, um plano institucional que fomenta práticas sustentáveis nas atividades dos órgãos do Poder Público Federal. Nesse sentido, incluem-se as universidades federais, autarquias do Governo Federal, que além de deverem aderir ao PLS por força de lei, também têm o poder de formar um pensamento sustentável em sua comunidade através do exemplo. A partir deste pensamento, o presente trabalho traz uma proposta de intervenção para a Universidade Federal do Cariri com o objetivo de desenvolver coletivamente e implantar uma ferramenta de monitoramento do PLS da Instituição. Um diagnóstico preliminar sugeriu que a Universidade, assim como as demais IFES, possui lacunas na concepção e no monitoramento de sua política de sustentabilidade, portanto, este trabalho examinou, tanto o PLS da Instituição, quanto os seus relatórios de monitoramento e observou fragilidades na sua concepção e dificuldades na sua execução. A construção da ferramenta, realizada coletivamente com os gestores do Plano da Universidade, trouxe sugestões de planilhas eletrônicas estruturadas de modo que facilitam a coleta dos dados de acompanhamento das ações, os tratam de e publicam automaticamente em um dashboard no site da Instituição, promovendo um monitoramento tempestivo do Plano, ao passo que incentiva a transparência. Esta proposta de intervenção encontra relevância no âmbito institucional ao apresentar uma ferramenta de apoio à  gestão do seu PLS, impactando no aumento da capacidade de tomada de decisão dos gestores e, consequentemente, aumentando a eficácia desse Plano.

Externo à Instituição - DIEGO COELHO DO NASCIMENTO
Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO