Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA DANIELE DUTRA BRITO

DATA : 29/06/2021
LOCAL: Videoconferência

DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS DA UNIVERSDADE FEDERAL DO CARIRI- UFCA

Gestão de Pessoas; Gestão por competências; Gestão Pública e IFES.

O arranjo social, econômico e tecnológico demanda cada vez mais das organizações públicas resultados que sejam coerentes com as necessidades da sociedade. Para atingir este fim, a administração pública tem buscado pautar sua atuação dentro de um novo escopo de funcionamento que preza pela excelência na prestação do serviço público. Neste contexto, a gestão de pessoas no setor público se apresenta como elemento estratégico. Dutra (2002) diz que gestão estratégica de pessoas tem a finalidade agregar valor para a organização, por meio da identificação e desenvolvimento de comportamentos e práticas para executar as ações estratégicas organizacionais. A agregação de valor expressa pelo autor ocorre a partir do aprimoramento de competências, Zarifian (2003) diz que “competência é uma inteligência prática das situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que a diversidade das situações aumenta”. Abrangendo a visão, pode-se identificar, que as organizações, apresentam competências próprias, as quais também precisam ser desenvolvidas. Brandão (2020) diz que a competência coletiva “constitui uma propriedade da equipe, e não de seus integrantes isoladamente. Para tanto, é imprescindível o uso de ferramentas para gerenciar os talentos e desenvolver competências necessárias ao alcance dos resultados institucionais. A cerca disto, Brandão e Guimarães (2001) diz que “A gestão por competências propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização – individual, grupal e organizacional –, as competências necessárias à consecução de seus objetivos. A gestão pública, reconhecendo a relevância dessa temática, no âmbito do governo federal, institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal -PNDP com o Decreto 5.707/2006 que trouxe a gestão por competências como uma de suas finalidades. Atualmente, se encontra vigente o Decreto 9.991/2019 e o Decreto 10.506/2020 que mantêm a orientação dos órgãos da administração pública se enquadrarem no modelo de gestão por competências. As Instituições Federais de Ensino Superior, como autarquias federais, se submetem a presente legislação e obrigatoriamente devem adotar suas diretrizes, ou seja, devem implantar modelos de gestão por competências. As IFE que não implantaram o modelo de GC, além de estarem em desconformidade com a legislação, tendem a padecer, pois o sistema de gestão de pessoas, seleção, capacitação, avaliação e remuneração ocorrem desalinhados à estratégia organizacional. A Universidade Federal do Cariri – UFCA realizou seu planejamento estratégico, mais ainda não implementou o modelo de gestão por competências, nem realizou o diagnóstico de competências. A ausência dessa definição impacta diretamente na área de desenvolvimento de pessoal, especificamente, no setor de capacitação e de avaliação de desempenho funcional. Reconhecendo que as competências individuais e coletivas da UFCA impactam diretamente no grau de alcance dos objetivos institucionais, questiona-se: Qual o diagnóstico das competências na UFCA? Neste sentido, o presente projeto de dissertação busca diagnosticar as competências da Universidade Federal do Cariri – UFCA, identificando as competências institucionais; e realizando o levantamento das competências funcionais. A pesquisa contribuirá para o campo acadêmico incrementando o universo de trabalhos sobre a temática nas universidades federais. Para a gestão pública se faz importante, no sentido, que é salutar entender como esses atos legais, normativos e instrutivos, emitidos pelo Governo Federal se concretizam dentro das especificidades dos órgãos. Estudos desta natureza, poderão embasar analise de políticas públicas de gestão de pessoal. A UFCA será a principal beneficiada com os resultados desta pesquisa, pois receberá o portfólio das competências organizacionais e funcionais. Espera-se que esse produto “portfólio das competências organizacionais e funcionais” venha a subsidiar iniciativas em relação a política institucional de gestão de pessoas e possa embasar as decisões no que se refere à sua implantação de um sistema de gestão por competências na UFCA.

Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 16:39