Banca de DEFESA: JULIANA KARINE COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA KARINE COSTA DE OLIVEIRA
DATA : 18/11/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Reestruturação da Subcoordenadoria de Recursos Humanos do DETRAN/RN para a implantação da gestão estratégica de pessoas com base no modelo de gestão por competências: Um projeto de intervenção.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas na Administração Pública; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão por Competências; Capacitação; Desenvolvimento.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

A sociedade tem exigido cada vez mais do setor público uma conduta eficiente, eficaz, orientada para serviços de qualidade e que atendam às suas necessidades. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas deve ser percebida como um modelo de gestão capaz de conectar os objetivos individuais às metas organizacionais, proporcionado o alcance do desempenho esperado através de maneiras mais efetivas.  Por essa ótica, o alinhamento estratégico das políticas e práticas da GRH e do planejamento estratégico pode representar uma importante aliança para oferecer maiores capacidades internas e alcançar os resultados organizacionais. Por isso, a implantação das políticas que priorizam a avaliação, o desenvolvimento e a valorização das pessoas nas organizações, através de modelos como a gestão por competências, podem apresentar como resultados a produção de serviços inovadores e de alta qualidade, assim como, um atendimento mais flexível e atencioso, pois o colaborador que se sente atendido, satisfeito e valorizado, tende a realizar suas funções com mais empenho.  Diante da identificação de deficiências nas práticas e políticas de GRH do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN/RN, além de uma ausência de coerência dessas políticas e práticas com a estratégia organizacional, o presente projeto de intervenção tem por objetivo propor uma reestruturação na Subcoordenadoria de Recursos Humanos do DETRAN-RN, assim como nas práticas e políticas de GRH da Autarquia, a partir da implantação da gestão estratégica de pessoas com base na gestão por competências, tomando como prioridade o Subsistema de Gestão do Desenvolvimento. Pretende-se ainda, desenvolver um sistema integrado de gestão, através do alinhamento estratégico nas práticas e políticas de GRH com os objetivos Institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratória e explicativa, de abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de pesquisas documentais, entrevistas individuais e da aplicação da técnica de observação participante. Além disso, apresenta-se como uma pesquisa-ação, com a participação direta da pesquisadora, como membro representativo da situação, na tentativa de provocar uma mudança social e contribuir com a melhoria da organização. Conclui-se com a apresentação de uma proposta de intervenção para a Subcoordenadoria de Recursos Humanos do DETRAN-RN focalizando o Subsistema de Gestão do Desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO - UFPB
Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interna - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 09:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao