Banca de DEFESA: FERNANDO AUGUSTO DE JESUS BATISTA

DISCENTE : FERNANDO AUGUSTO DE JESUS BATISTA
DATA : 27/07/2020
LOCAL: Videoconferência

AUDITORIA OPERACIONAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Auditoria Interna; Auditoria Operacional; Avaliação de Desempenho; Gestão de Ensino.

Este projeto de intervenção tem como objetivo propor instrumentos para implementar a auditoria operacional no Instituto Federal de Sergipe para a atividade de ensino, haja vista o diagnóstico da ausência desse tipo de trabalho nas ações desenvolvidas pela Unidade de Auditoria Interna da entidade. Utilizando-se da estratégia da pesquisa-ação, o projeto foi desenvolvido em duas fases: o diagnóstico da situação atual, compreendendo a forma de atuação da Audint/IFS, especialmente no que concerne à avaliação do desempenho da gestão de ensino da entidade, e a construção de procedimentos a serem adotados para a proposta de melhoria, através de instrumentos que permitam a realização de auditoria operacional, em complementariedade à auditoria de conformidade. Foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica, bem como, coleta de dados através de entrevista com gestores estratégicos da área de ensino. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. O projeto de intervenção conclui com a proposição de indicadores para aferição de desempenho, instrumentos para realização de auditoria operacional, definição de competências dos atores envolvidos com a produção de indicadores de desempenho, definição das etapas de trabalho da Audint e os mecanismos de avaliação da proposta de intervenção.

Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA
Interna - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 10:21