Banca de DEFESA: REINALDO SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE : REINALDO SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR
DATA : 14/05/2020
LOCAL: Videoconferência.

GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: implementação do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Custos na administração pública. Tomada de decisão. Controle de custos.

Os gestores públicos são pressionados a melhorar a qualidade dos serviços públicos fornecidos à sociedade. A precarização desses serviços, juntamente com um cenário de escassez de recursos, fomenta uma série de medidas necessárias para o atendimento das demandas populacionais. Dentre essas medidas, podem ser citados instrumentos capazes de proporcionar à gestão pública subsídio para a tomada de decisão e o exercício do controle pela sociedade e pelos órgãos de controle, que são inseridos no âmbito da administração pública para a busca da realização de gastos com eficiência. Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Acórdão TCU nº 1.078/2004, determina providências para a adoção de sistema de custos nas instituições públicas federais. Para atendimento da solicitação, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da Portaria STN nº 157, criou o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) em 2011. O objetivo deste trabalho é propor a implementação do SIC no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. A metodologia adotada para a proposta de intervenção fez uso de questionário como instrumento de coleta de dados para fins de diagnóstico e aferição da percepção dos gestores sobre os reflexos das informações de custos no processo de tomada de decisão. Buscando elaborar coletivamente uma proposta de implementação do SIC no IFS, foi realizado um grupo focal. Por meio do questionário, ficou evidenciado que as unidades do IFS não geram informação de custos e que os gestores dessas unidades percebem os benefícios gerados por essa informação na tomada decisão. Na reunião do grupo focal, várias discussões realizadas culminaram na elaboração de um plano estratégico para a implementação do SIC no IFS, tendo como unidade piloto a Reitoria. O plano estratégico decorre do confronto entre os cenários atuais e propostos. A proposta foi conclusiva no tocante aos reflexos das informações de custos na tomada de decisão dos gestores do IFS. Com a implementação do SIC, espera-se proporcionar aos gestores subsídio para as decisões referentes à política de redução de custos e de orçamento anual das unidades (instrumento de planejamento); viabilizar o fornecimento de um novo curso; facilitar a solicitação e a alocação de recursos e a manutenção de gestores.

Externa à Instituição - ANNA CECILIA CHAVES GOMES - IFPB
Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO