Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DIE MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL DIE MAIA
DATA : 19/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala D4, Setor de aulas V.
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO CUIDADO AO DIABÉTICO NA POPULAÇÃO ADSTRITA A SÉTIMA REGIONAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

políticas públicas; avaliação de políticas públicas; metodologias de avaliação de políticas públicas; diabetes mellitus.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O Modelo de Redes de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT’s seguindo a lógica da Gestão do Cuidado na Atenção Básica foi implantado no Rio Grande do Norte como forma de enfrentamento à problemática das doenças crônicas. O Complexo Estadual de Regulação (CER) responsável por coordenar o fluxo de usuários na Rede tem, em seu cadastro, 82% de diabéticos. Destes, 73% são adscritos a 7ª Regional de Saúde do Estado, a qual responde por 38,2% da população do ente estadual. A verificação da efetividade de uma política demanda necessariamente sua avaliação, cabendo ao Gestor Público a apreciação dos resultados entregues à sociedade, tal pressuposto nos leva ao referencial teórico que abordará as política públicas de enfrentamento às DCNT’s, avaliação de políticas públicas e sua tipologia, e nos dará alicerce para pergunta de pesquisa: Que avaliação pode ser feita da Gestão do Cuidado ao Diabético segundo o Modelo proposto pelo Ministério da Saúde? A presente pesquisa tem como objetivos específicos: investigar o conjunto profissional-política pública-usuários por meio da verificação do conhecimento e aderência dos usuários diabéticos quanto ao autocuidado, bem como da análise da adequação da Gestão do Cuidado nas Unidades Básicas de Saúde da 7ª Regional de Saúde do RN. Para tanto será feita uma pesquisa descritiva de cunho quantiqualitativa, de campo, bibliográfica e documental, observacional-transversal, que permita a coleta de dados por meio de formulário e questionários (ACIC e PACIC). Espera-se contribuir para os estudos desenvolvidos no campo das Políticas Públicas, sua Avaliação e de melhorias na Gestão do Cuidado ao Diabético.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interna - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 09:08
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao