Banca de DEFESA: CELITA MENEZES PESSOA

DISCENTE : CELITA MENEZES PESSOA
DATA : 26/04/2018
LOCAL: NEPSA I - SLA 1

CULTURA ORGANIZACIONAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPACTOS DA CONTRATUALIZAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COM A EBSERH

cultura organizacional, condições de trabalho, contratualização, hospital.

A cultura organizacional é um conceito essencial à construção das estruturas organizacionais que se reflete em seus organogramas, é a base da organização. A força de uma cultura está em legitimar as crenças e os valores compartilhados entre os membros de uma organização. Condições de trabalho é construto que retrata um conjunto de situações em que se desenvolvem as atividades laborais, incidindo expressivamente tanto na experiência do trabalho como na dinâmica das relações no contexto em que o trabalhador opera. O presente estudo questiona como a cultura organizacional e as condições de trabalho se relacionam e tem como objetivo avaliar se a cultura organizacional e as condições de trabalho foram impactadas após a contratualização de um Hospital Universitário com a EBSERH. Dada a importância do trabalho hospitalar para a sociedade, e deste ato laboral para atender as expectativas de uma assistência à saúde de qualidade, esta pesquisa justifica-se pela contribuição teórica e empírica que pode agregar aos estudos sobre condições de trabalho e cultura em hospitais. Do ponto de vista da contribuição prática para a gestão pública, os subsídios gerados pela compreensão da cultura organizacional e sua relação com as condições de trabalho no hospital em estudo pode contribuir para o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e do comportamento organizacional nos hospitais contratualizados com a EBSERH e naqueles que ainda serão cedidos para gestão por aquela empresa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, sendo realizada análise de conteúdo segundo o proposto por Bardin (1999), caracterizando-se ainda como um estudo de caso. E como participantes do estudo os profissionais de enfermagem que exercem suas atividades neste contexto e tem vínculo formal de trabalho com a UFRN. Como principais resultados encontrou-se que a mudança cultural impactou nas condições de trabalho o que foi percebido pelos participantes da pesquisa. Apresenta-se como produto para que esta dissertação possa ter aplicabilidade prática um Roteiro Orientativo para a Gestão da Mudança Cultural e das Condições de Trabalho Após a Contratualização o qual sugere-se que seja adotado pela EBSERH quando assunção da gestão de novas unidades hospitalares como filiais da empresa.

Externo à Instituição - CATARINA DA SILVA SOUZA - UNI-RN
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 12/04/2018 15:16