Banca de DEFESA: GLEICYANE DA CONCEIÇÃO SOUZA

DISCENTE : GLEICYANE DA CONCEIÇÃO SOUZA
DATA : 15/02/2018
LOCAL: Setor V - sala D4

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE TREINAMENTO NO TRABALHO: O CASO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA

INCRA, Impacto de treinamento no trabalho, avaliação de treinamento, transferência de treinamento, suporte à transferência.

A cada dia maiores níveis de competência são exigidos dos indivíduos para que consigam atuar em um contexto de mudanças. Visando aprimorar o desempenho das pessoas e consequentemente das organizações, ações formais de aprendizagem são realizadas, mas nem sempre as competências adquiridas pelos participantes por meio dessas ações são utilizadas no ambiente de trabalho. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o impacto do treinamento Cadastro Ambiental Rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para se atingir os objetivos desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, corte transversal e coleta de dados de fontes primárias. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário online composto pelas características sóciodemográficas dos participantes e de dois instrumentos consolidados na literatura (Escala de Impacto do treinamento no trabalho e Escalas de Suporte à transferência de treinamento). A amostra foi composta por 139 participantes do curso, e para a análise dos dados foram empregadas análises exploratórias, descritivas, análise fatorial (PCA), correlações e análise de conteúdo. Os resultados revelaram respostas com médias favoráveis aos itens da Escala de Impacto do treinamento no trabalho, porém valores mais baixos para as escalas de suporte. A Escala de Impacto foi avaliada para diferentes grupos comparando as características sociodemográficas da amostra, e também foi realizada análise de conteúdo sobre a percepção dos participantes com relação à efetividade dos treinamentos dessa organização por meio de pergunta aberta. As escalas múltiplas provenientes da análise fatorial apresentaram excelentes índices de confiabilidade e as correlações testadas foram significativas entre as variáveis propostas no modelo da pesquisa, com correlação forte entre o suporte psicossocial e impacto, moderada entre o suporte psicossocial e o material, e fraca entre o impacto e o suporte material.  Dos resultados se pode concluir que os participantes identificaram que houve impacto do treinamento no trabalho, sendo que as pessoas que realizaram o curso de modo altamente recomendo pela instituição perceberam um maior impacto que aquelas que realizaram o treinamento de modo optativo.

Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL - UFPB